Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GUIA ASUS DE INSTALAÇÃO PARA SSDS M.2 E PCIE NA CONFIGURAÇÃO RAID 0

07/12/2015

 
 

Os SSDs PCIe e M2 são capazes de ser até duas vezes mais rápidos do que SSDs SATA, e como placas de vídeo em SLI ou CrossFire; você pode acabar reduzindo seus desempenhos se não instalá-los corretamente. Aqui está um passo a passo para quem etá interessado em instalar esses SSDs na configuração RAID 0 (Stripe), que oferece mais velocidade, em placas-mãe Asus Z170. Para este guia, está sendo usada a placa-mãe Asus Z170-DELUXE, mas o mesmo processo pode ser usado para outra placas Asus como a ROG Maximus VIII Extreme.

Os sistemas RAID (Redundant Array of Independent Disks) têm a função de guardar dados. São soluções de armazenamento que devem fornecer acesso à informação de maneira eficiente, em tempo hábil e, dependendo do caso, oferecendo algum tipo de proteção contra falhas.

Assistente para ajuste EZ

Há duas maneiras de fazer a configuração RAID; o caminho mais fácil é usar o Assistente para ajustes EZ.
Primeiro abra o UEFI BIOS do sistema e, em seguida, pressione F11 para entrar e simplesmente passar pelo processo.

Após a criação do RAID, lembre-se de selecionar o modo X4 para ter um melhor suporte de largura de banda (varia conforme o modelo). Desative o CSM se você planeja instalar o sistema operacional para este RAID (o que é recomendado para performance).


Configuração manual

A outra maneira de fazer a sua configuração RAID não é tão simples, mas não muito complicada também. Você pode tentar fazê-lo manualmente.

Em primeiro lugar, a partir do UEFI BIOS,  você precisa selecionar o modo RAID.

 Em seguida, ative todo o suporte RAID (M2, SATA expresso e PCIe16_3).


É muito importante selecionar o Modo X4 para melhor suporte de largura de banda (varia conforme o modelo). 

 Desative o CSM se você planeja instalar o sistema operacional no dispositivo RAID (altamente recomendado para performance).

Você pode também simplesmente selecionar o UEFI Driver First a partir das opções de inicialização. 

 Agora vá para a página "Avançado" e procure a opção IRST (Tecnologia Intel Rapid Storage).

Lá você pode criar ou excluir volumes de RAID facilmente.

 Lembre-se que você tem que selecionar os SSDs planejados para o RAID. Selecione com o "X" para marcá-los. O nível de RAID deve estar configurado em RAID 0 (Stripe), como na imagem.

 Depois disso, o RAID é criado. 

Para quem quiser melhorar a experiência no Windows ao instalar o sistema operacional para o RAID, é importante que durante a instalação do sistema operacional você instale o driver. Basta baixar e copiar para uma unidade USB.

*use o arquivo iaStorAC.inf para carregar o driver.

Depois que o driver estiver instalado, você pode criar ou excluir os segmentos do jeito que quiser. 

Depois da instalação do sistema operacional, a interface deve ficar como na imagem:

Como o uso da configuração RAID 0 é focado para ser possível ler e gravar o dobro de informações simultaneamente, diminuindo assim o tempo de operação quase pela metade, é recomendado ter uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS - o outro tipo). Isso porque cortes de energia repentinos podem ser prejudiciais para discos rígidos. Também é sempre bom ter um backup dos seus dados mais importantes na nuvem.

 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar