O Brasil registrou, em outubro de 2015, 273,79
milhões de linhas ativas na telefonia móvel – o que significa a perda de
mais 2,09 milhões de acessos desde setembro. Ao longo do ano, o
primeiro a registrar queda no número total de assinantes de celular, a
base já encolheu em 6,93 milhões.
O vazamento
é concentrado entre os pré-pagos. Neste ano, mais de 11 milhões de
chips foram desativados, em um ritmo médio de mais de 1 milhão de
cancelamentos por mês. Novos hábitos e, especialmente, uma mudança
estrutural nas interconexões estão ‘desvalorizando’ o apelidado efeito
‘clube’.
Até aqui, a redução da base não mudou a posição de
mercado. A Vivo, com 79,4 milhões de assinantes, segue líder, com 29%
dos clientes. A Tim, com 71,9 milhões, mantém-se em segundo (26,2%),
seguida pela Claro, com 69 milhões de acessos (25,2%). A Oi tem 49,2
milhões, praticamente 18% do mercado.