Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O PAI DO ANDROID ESTÁ AJUDANDO A LANÇAR NOVOS SMARTPHONES COM O SISTEMA

04/12/2015

Andy Rubin é o pai distante do OS móvel mais popular do mundo. Agora, ele está supostamente ajudando a lançar uma startup que fará smartphones Android.

Segundo o The Information, Rubin vem tentando arrecadar dinheiro para uma empresa de hardware que produzirá celulares. É uma tarefa difícil, mas não impossível – basta ver o exemplo da OnePlus.

Um pouco de história: em 2000, Rubin cofundou a Danger, criadora de um celular – o T-Mobile Sidekick – que se tornou bastante popular entre jovens nos EUA. (A empresa foi adquirida pela Microsoft em 2008, resultando no fracassado celular Kin.)

Em 2003, Rubin fundou o Android, que foi adquirido pelo Google dois anos depois. Ele permaneceu no comando do sistema operacional até 2013, quando Sundar Pichai assumiu o cargo.

Segundo a Bloomberg Businessweek, Rubin passou os últimos anos tentando isolar cada vez mais a divisão Android do restante do Google, e também de parceiros externos. Fabricantes diziam que ele era “maquiavélico e difícil de se trabalhar”; funcionários do Google diziam que “era mais fácil trabalhar com a rival Apple”.

Então, Rubin foi transferido para um grupo de robótica no Google, mas deixou a empresa em 2014. Este ano, ele fundou a incubadora Playground Global, que oferece recursos e orientação para startups que fabricam hardware. Entre os investidores, estão a HP, Foxconn e Google.

Ou seja, é bem possível que Rubin esteja ajudando uma empresa novata a tirar do papel um hardware com Android – mais especificamente, um smartphone. Por enquanto, só sabemos que “pessoas na indústria mobile dizem que Rubin tentou recrutar pessoas para ajudar a criar uma nova empresa de telefonia”.

Ainda assim, é emocionante pensar que o criador do Android poderia voltar a trabalhar com smartphones, mesmo que indiretamente – afinal, o Android é a principal criação dele.

 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar