Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DA APPLE VIRA CÓDIGO ABERTO

04/12/2015

Mantendo uma promessa feita durante  sua conferência WWDC 2015, a Apple transformou a Swift, a linguagem de programação da empresa para iOS e OS X, em uma linguagem open-source. Isso significa que, a partir de hoje, qualquer usuário pode baixá-la usá-la, ver como ela funciona e fazer alterações.

A linguagem já pode ser encontrada por meio do site Swift.org e no GitHub. Segundo a empresa, a ideia é que os programadores de fora ajudem a tornar a Swift "a melhor linguagem de programação para todos os propósitos do mundo".

A linguagem se diferencia por ser mais simples e acessível de se usar. Ao mesmo tempo, porém, ela tem a vantagem de interagir bem com a Objective-C, uma linguagem de programação que se originou na década de 80 e que ainda é muito presente. A abertura do código tabém dá margem a que a linguagem chegue a novas plataformas.

Embora teoricamente seja possível que usuários modifiquem a linguagem tornando-a completamente diferente, aplicações desenvolvidas com essas versões não poderão ser publicadas na App Store. Apenas desenvolvedores que pagarem a taxa e aderirem à versão "oficial" da linguagem - que continuará a ser gerenciada pela Apple - poderão publicar lá.

Queimando a largada

De acordo com o Business Insider, embora a Apple tivesse a intenção de revelar a novidade hoje mesmo, a notícia vazou horas antes do intencionado. Por esse motivo, usuários tentaram a página a linguagem e a página do GitHub mas encontraram-nas vazias. Atualmente, porém, os arquivos já estão disponíveis para download.  
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar