O mercado de vídeo on demand (VOD) está em ebulição no Brasil e
altera os investimentos no mercado de TV por Assinatura. Em debate
realizado nesta terça-feira, 01/12, no 29º Seminário Internacional da
ABDTIC, na capital paulista, o diretor de Programação da América Móvil
(Claro e NET), Fernando Magalhães, foi incisivo.
“Hoje o investimento não é para competir com a Sky, mas, sim, para
competir com a Netflix. Queremos conquistar o consumidor jovem que quer
ver o filme na hora que quer”, disse o executivo. Segundo ele, é para
atender a esse telespectador que as empresas estão investindo em canais
próprios de VOD.
A Fox, que recém-lançou, o seu canal de VOD, o FoxPlay, derruba o mito de que a OTT chegou para ‘matar’ a TV paga tradicional.
“A visão do apocalipse que o OTT vai matar a TV por assinatura não é
factível”, frisou o gerente jurídico da Fox Brasil, Rafael Crescente.
Segundo ele, VOD tem que ser tratado e visto como complementar pelo
assinante. “Este é o trabalho que estamos fazendo agora”, destacou. A
multiplicação de canais VOD das programadoras tem, porém, na visão do
gerente da Fox, tempo para acabar.
“Não somos inocentes. O assinante não vai querer pagar por tantos.
Caminhamos para uma programação de VODs como temos nos canais
tradicionais”, acrescentou Crescente. E ainda há muito por vir pela
frente nesse setor. Rivais de peso estão chegando como Apple e Google.
“Eles são os donos dos dispositivos e querem esse mercado”, acrescentou
Crescente.
Durante o Seminário da ABDTIC, o superintendente de Competição da
Anatel, Carlos Baigorri, revelou que a agência reguladora de Telecom e a
Ancine preparam um relatório sobre a situação concorrencial na operação
e programação na TV por assinatura. Segundo Baigorri, está se vendo a
questão de concentração e oferta dentro do modelo real do setor no
Brasil. "São Paulo tem competição. Mas há cidades onde não há e a
regulação precisa levar isso em conta", disse. A expectativa do
executivo é de que até o final deste ano, o levantamento possa vir a ser
publicado ao mercado. “Estamos nesse momento avaliando os resultados no
âmbito das agências”, completou.
Fonte: Codigo Fonte