Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WI-FM: A SAÍDA PARA MELHORAR O SINAL DA INTERNET

17/11/2015


Muitas vezes você está usando a internet e acontece alguma coisa que faz com que ela fique muito lenta de repente. De acordo com um estudo feito pela Northwestern University, nos EUA, uma forma de acabar com esse problema é através do que foi batizado de Wi-FM, uma espécie de Wi-Fi que usa ondas de rádio para levar dados para os dispositivos das pessoas.

Aleksander Kuzmanovic, professor da universidade, afirmou que a perda repetina de qualidade da internet acontece porque a rede de um usuário sofre interferências da rede do vizinho. Elas acabam colidindo umas com as outras e impedindo que os dados cheguem corretamente. Quanto maior o número de pessoas vivendo no local, pior é.

Em parceria com dois estudantes, o professor descobriu que esse problema pode ser suavizado quando se usa ondas de rádio FM para transmitir os dados. A tecnologia proposta por eles é a Wi-FM, que permite que as redes wireless já existentes se comuniquem por meio desses sinais.

Dessa forma, os dados são recebidos pelos dispositivos no momento em que há menor interferência, o que melhora o sinal da internet. Outro ponto positivo é o fato de que as ondas FM são capazes de passar através de paredes e prédios sem serem enfraquecidas, ampliando a qualidade da conexão.

Grande parte dos smartphones e dispositivos móveis habilitados para esta tecnologia já possuem um chip FM dentro deles, o que faz com que uma simples atualização do software permita a eles utilizar o Wi-FM. Ainda não foi divulgada nenhuma informação sobre o uso comercial do Wi-FM.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar