Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMD VISA AMPLIAR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE APUS EM 25X ATÉ 2020

16/11/2015

A AMD possui um compromisso de que até 2020 ela aumente em 25x a eficiência energética de suas unidades de processamento acelerado (APUs). Com a iniciativa, a empresa mostra compromisso com as tecnologias futuras e a preocupação em reduzir o consumo de energia ao mesmo tempo que aumenta o desempenho de seus produtos. 

Entre os anos 2008 e 2014, a AMD conseguiu aumentar a eficiência energética de seus processadores em 10x sem perder performance. E hoje, a empresa pretende aumentar o ganho de energia em até 25x, o que ela chama de iniciativa 25x20. Isso será feito através da aposta de APUs Série A, de codinome Carrizo. Com a tecnologia de computação heterogênea, a APU da AMD combina o processamento central (serial) e processamento de vídeo (paralelo) em um único chip, sendo a principal inovação que vai orientar a essa eficiência.

As tecnologias presentes na APU são projetadas para aproveitar os recursos de processamento do projeto heterogêneo. Isso faz com que as atividades computacionais consumam muito menos energia e permitam que os turnos contínuos das atividades de trabalho aprimorem os componentes de processamento – todas as cargas de trabalho ajudam a melhorar o desempenho e a consumir muito menos energia. Isso é obtido graças à otimização das conexões entre os chips discretos e a redução dos ciclos de computação, tratando a CPU e a GPU como pares.

Confira no vídeo a seguir (em inglês) o que Sam Naffziger, colaborador corporativo da companhia, tem a dizer sobre como é pensado e feito esse processo de eficiência energética. 

O plano inclui também mais um dos projetos da empresa: são os recursos de gestão inteligente e consciente que reagem ao ambiente operacional e as necessidades do usuário para permitir que o processador opere com a eficiência máxima. Esta abordagem é um fator primordial por trás dos ganhos de 10x que foi alcançado entre 2008 e 2014, e que vai auxiliar nas melhorias futuras.

A AMD reconhece a necessidade de processadores que utilizem de forma equilibrada a energia, e por isso a companhia investe em pesquisas que desde então têm mostrado produtos altamente eficientes. Vários recursos adicionais, tais como retenção de potência entre quadros, tensão adaptável por peça, Ilhas de tensão, maior integração dos componentes do sistema e outras técnicas ainda em fase de desenvolvimento apresentaram ganhos ainda maiores na eficiência de energia.

A tecnologia AMD está pronta para encarar o futuro onde bilhões de dispositivos interligados vão antecipar e satisfazer necessidades em tempo real. O objetivo é ir muito além da taxa histórica em melhorias na eficiência energética. "Nós queremos revolucionar a indústria da computação. Nossas inovações vão estender a vida útil da baterias móveis de horas para dias enquanto trabalha-se para reduzir drasticamente o impacto dos dispositivos de computação em nosso ambiente – e nosso bolso. Com certeza será uma viagem realmente incrível!".
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar