O entretenimento agora está nas nuvens. O sucesso de serviços de
streaming de filmes, como o Netflix, ou de música, como Spotfy e Deezer,
provam isso, mas quando falamos de games a história é diferente.
Afinal, por jogos serem bem mais complexos e exigirem internet de mais
qualidade, jogar via streaming é muito mais complicado. Não é à toa que o
OnLive fracassou há alguns anos e mesmo o PlayStation Now ainda não
vingou para os jogadores americanos.
Apesar das dificuldades, a Samsung decidiu investir também nessa área
e trouxe para o Brasil um serviço de streaming de games, chamado
GameFly, que já está disponível nos mais recentes modelos Smart TV da
empresa. Tivemos a oportunidade de testar por algumas horas o serviço e
ele tem o mérito de funcionar relativamente bem, mas não será isso que
irá substituir o seu PlayStation ou Xbox, pelo menos não ainda.
Netflix para games
Primeiro, é bom explicarmos melhor como o GameFly funciona. A função
permite jogar direto na TV Smart da Samsung fabricados a partir desse
ano e, tirando os modelos mais finos, não precisa de nenhum tipo de
aparelho externo. Outra facilidade é que qualquer controle USB pode ser
usado para jogar (menos os de PlayStation) e isso inclui o de Xbox 360.
A TV deve estar, obviamente, conectada na internet (seja via cabo ou
Wi-Fi), e é necessário uma conexão mínima de 4MBps para o Gamefly
funcionar. Isso para os jogos ficarem com uma qualidade SD. Já para
qualidade HD de 720p só com velocidades de 8Mps pra cima. Ou seja, nada
de FullHD 1080p aqui. Outro detalhe importante de frisar é que qualquer
queda de conexão ou velocidades abaixo de 4Mbps, o serviço
automaticamente fecha, o que pode ser bem decepcionante no meio de um
jogo.
Mesmo soando já clichê, o termo “Netflix para games” é o que melhor
descreve o GameFly da Samsung, não só por ser tudo via streaming, mas
por ele também funcionar com um sistema de assinatura mensal. São quatro
pacotes que podem ser comprados por diferentes preços (ver abaixo). Já o
catálogo até surpreende com muitos títulos conhecidos, como Batman
Arkham City, Hitman, Sleeping Dogs, PES 2015 e muitos jogos da série
Lego. No total há 50 jogos disponíveis e a empresa promete que esse
número vai subir para 80 até o fim do ano.




Para trazer o GameFly, a Samsung também investiu em servidores
dedicados no Brasil, o que é essencial para o streaming funcionar de
forma aceitável e sem (muito) lag.
Teste
Mesmo não estando em um ambiente ideal, com uma conexão de internet
típica que encontramos em casa, o GameFly se saiu bem em boa parte das
mais de duas horas que tivemos para testar o serviço.
Em jogos mais leves, como Pacman Champioship Edition ou Lego Batman,
as experiência foram idênticas a de se jogar em um console. O mesmo
aconteceu em games corrida como DiRT 3 ou WRC 4. Até no único jogo de
luta disponível, Blazblue: Calamity Trigger, em que pensava que acharia
problemas de lag e demora de respostas nos comandos, só aconteceram
algumas “engasgadas” vez ou outra, mas nada muito grave.

Porém, quando passei para games que exigiam mais de processamento ou
velocidade, foram que as falhas mais sérias no streaming começaram a
aparecer. Em Batman: Arkham City, por exemplo, era notável o lag de som,
com as porradas do homem-morcego ressoando atrasadas após realizar os
comandos no controle e mesmo que isso não estivesse afetando o gameplay,
a demora ficava cada vez mais acentuada conforme jogava. O mesmo
acontecia com a taxa de quadros do jogo, que visivelmente não conseguiam
travar a 30fps.
Os problemas mais graves, no entanto, aconteceram no PES 2015, um dos
jogos de destaque do serviço. Primeiro que o jogo está disponível em
português… de Portugal, o que incluía aí também a narração. Por isso o
“Jogo Amigável” (e não amistoso) que experimentei ficou mais divertido
com os comentários portugueses.
Já o que não foi nada divertido era ver o jogo dando pequenas
travadas o tempo todo e lutando para conseguir rodar sequer a 30
quadros. Aí sim, a qualidade do streaming começou a influenciar
negativamente o gameplay. Ainda era jogável, mas com um experiência bem
inferior.
Agora, uma caraterística interessantes que comecei a notar depois de
algum tempo é que todos os jogos disponíveis no GameFly são, na verdade,
as versões de PC, com até mesmo opções de configurações de vídeo e
teste de benchmark presentes no menu, mas que ficam indisponíveis de
serem acessados. Não é coincidência que todos os jogos do catálogo do
GameFly também podem ser encontrados no Steam. O problema é que,
graficamente, todos pareciam, no máximo, versões de Xbox 360 e PS3.
