Uma brasileira recorreu às redes sociais para relatar sua
experiência --nada agradável-- com o Airbnb, serviço online de aluguel
temporário de imóveis. Natalia Vasconcelos Oliveira teria recorrido à
plataforma para encontrar um apartamento para hospedá-la durante sua
participação na Maratona de Berlim, na Alemanha. Mas a decisão, segundo
ela, acabou rendendo um prejuízo somado em mais de 12 mil euros (cerca
de R$ 48 mil).
Ela, então, questionou o Airbnb sobre seguro, mas não obteve resposta. Ao UOL Tecnologia,
a empresa afirmou que só tem seguro para o anfitrião que oferece o
apartamento e que prejuízos causados aos inquilinos são avaliados caso a
caso.
"Entraram no apartamento e levaram todos os itens de
valor. Um prejuízo somado em mais de 12 mil euros. Deixaram algum
dinheiro e todos os documentos. Acredito eu para que não fosse preciso
contatar as autoridades e o roubo tomasse dimensões maiores", descreveu a
jovem no post publicado no Facebook, que, em menos de 24 horas, alcançava 10 mil curtidas e quase 11 mil compartilhamentos.
De acordo com Natalia, o apartamento não tinha sinal de arrombamento e o
autor do crime teria selecionado apenas os itens de valor, tais como
bolsas, roupas, óculos e pashminas (lenços). "Ao contatar o ´agente´
indicado pela Airbnb, este nos informou que esteve no apartamento a
tarde, para checar o Wi-Fi - horas antes do roubo", aponta a brasileira,
que acrescentou não tinha avisado que o aparelho não estava
funcionando. "Sua única resposta, sem nenhuma preocupação, foi: entre
em contato com a Airbnb e peça o seguro."
Natália disse ter
registrado um boletim de ocorrência na polícia local e contatado o site.
"Para nossa surpresa, a Airbnb demorou 2 semanas para dizer que ´sente
muito´, mas que não há nada que eles possam fazer", enfatizou com
indignação. O arrombamento ocorreu no dia 26 de setembro de 2015. A
brasileira viajava ao país junto com outros três amigos.
O
Airbnb informou oferecer um programa de Garantia ao Anfitrião, que cobre
até US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,7 milhão) em danos causados pelos
hóspedes à propriedade. Não há, no entanto, nenhum suporte
pré-estabelecido aos hóspedes que possam vir a ter prejuízos com a
acomodação. Esses casos, segundo a assessoria de imprensa da empresa no
Brasil, são mais raros e analisados isoladamente. Sobre a experiência de
Natália o site ainda não se posicionou.
Fonte: Uol