A Anheuser-Busch InBev, o HSBC, o Google e outras oito companhias
serão ouvidas por parlamentares da União Europeia na próxima semana
sobre acordos de impostos europeus, como parte de uma campanha para
garantir que multinacionais paguem sua parcela justa de impostos.
Enquanto
o comitê de impostos do Parlamento Europeu pode publicar apenas uma
recomendação não obrigatória no fim de novembro, a publicidade gerada
por suas ações provavelmente aumentará a pressão sobre os governos e
companhias que estão buscando minimizar impostos.
A Comissão
Europeia já pediu que Luxemburgo recupere até 30 milhões de euros em
impostos atrasados da Fiat Chrysler e a Holanda uma quantia similar da
rede de cafeterias Starbucks como resultado de acordos ilegais.
A
Amazon, já na mira da Comissão sobre o acordo de impostos de
Luxemburgo, Barclays, Coca-Cola, Facebook, Ikea, McDonald´s, Philip
Morris e Walt Disney também participarão da audiência, de acordo com o
site do comitê.
O Wal-Mart declinou do convite enquanto a Fiat
Chrysler ainda precisa responder. Todas as empresas recusaram
previamente os convites para uma audiência inicial.