Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOVERNO FEDERAL LIBERA LISTA DOS SITES OFICIAIS NO FORMATO DADOS ABERTOS

09/11/2015

Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MP) publicou uma lista com os endereços dos 1.454 sítios governamentais existentes no Brasil em formato aberto. As informações divulgadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br) contemplam todos os domínios autorizados pelo ministério e os órgãos responsáveis pelos portais. Com a difusão dos dados, o dados.gov.br passa a contar com 8.582 recursos acessíveis para pesquisa por cidadãos, professores, alunos, empresários e gestores públicos.

“Abrimos os dados dos domínios ‘gov.br’ e estamos satisfeitos em oferecê-los não só ao cidadão comum, que busca uma proximidade com as instituições públicas por meio de seus sítios, mas também a pesquisadores que podem obter estes dados e trabalhar com eles, cruzá-los, no sentido de detalhar, por exemplo, como a tecnologia pode fortalecer a comunicação pública no Brasil", afirmou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert

O dados.gov.br é o ponto central para a busca e o acesso aos dados abertos no Brasil funcionando como uma espécie de banco de dados do governo federal. Cada órgão é responsável pela catalogação no portal daqueles dados que publica na Internet. As informações lá depositadas são livremente disponíveis para que todos possam usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.

Sabendo que todo dado público tem vocação para ser dado aberto, contanto que não possua restrições de sigilo, o governo está cada vez mais se valendo desse formato de disponibilização de dados com o objetivo de facilitar o uso dessas informações pelo cidadão. É uma importante fonte de subsídio para pesquisadores, empresas, comunidade de Tecnologia da Informação (TI), gestores públicos e ser também acessado pela sociedade civil. “Os dados estão aí, disponíveis para serem usados com criatividade e ousadia no sentido de informar e melhorar a vida do cidadão”, completou o secretário.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar