Em setembro, a equipe responsável pelo navegador Opera
lançou sua nova identidade visual. O famoso “O” que marca a logo do
browser ganhou um visual tridimensional que, segundo a própria equipe,
“simboliza uma porta de entrada para mais conteúdo, mais descobertas,
mais comunicação e qualquer outra coisa que você busque online”.
Ontem foi lançada a mais nova versão do navegador, o Opera 33, e a nova logo já pode ser vista em atuação e com significados diferentes para cada fase de lançamento de novas versões.
A logo representada como um esboço, por exemplo, representa uma
versão ainda em desenvolvimento, enquanto a versão beta é retratada
metade como esboço e metade vermelha. Apenas as versões finais do
navegador carregarão a logo na cor totalmente vermelha.

Novidades do Opera 33
Compressão de dados para melhorar velocidade
A opção já é velha conhecida. Trata-se do modo “Turbo” do Opera, que
permite melhorar a performance em redes lentas, comprimindo dados
através dos servidores do próprio navegador, fazendo com que conteúdos
como imagens carreguem mais rapidamente. Para acessar a opção, basta ir
ao menu e selecionar “Opera Turbo”.
Redução de uso de memória do Chromium
Desde a versão 15 o Opera utiliza o Chromium – projeto open source
também usado no Google Chrome – como base para seus navegadores. Desde
então, a empresa tem trabalhado para reduzir o consumo de memória pelo
browser, tendo em vista que a maioria dos usuários não possuem
computadores de alta performance. A promessa é de que, na versão 33,
este alto consumo foi reduzido.

Mac e Linux
Para usuários de Mac, por exemplo, a melhoria do Opera 33 foi na
aparência, o visual se tornou mais vibrante, na tentativa de combinar
mais com o “El Capitan”. No Linux, a principal mudança foi a inclusão de
codecs proprietários - como o H264 - para vídeos e áudio MP3.
Com isso o Opera se mantém ativo e competitivo no mercado de navegadores.
Fonte: Ziggi