Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL DA SUA MEMÓRIA SSD

14/10/2015

Os SSDs - Solid State Drive - são atualmente os melhores "discos rígidos" para computadores por aumentar a performance e garantir mais alguns anos com sua máquina atual com excelentes taxas de transferência de arquivos. Fazendo um comparativo entre o HD e o SSD, é notável as vantagens do segundo sobre o primeiro.

No drive SSD é utilizada a memória flash e não discos magnéticos. Seu sistema de armazenamento é parecido com os pendrive atuais. Sendo assim sua velocidade de gravação e leitura de dados é mais rápida que um HD convencional e ao mesmo tempo consome menos energia.

Outra vantagem é que ele pesa bem menos que um HD convencional. E por ter um sistema eletrônico, ele suporta vibrações muito maiores e dificilmente ocorrem travamentos. Em caso de movimentação do PC ou mesmo acidentes, é pouco provável que haja danos nos dados armazenados. Se você tem um SSD em sua máquina, veja como pode melhorar a vida útil do seu driver.

1 - Evite escritas constantes

Essa é uma importante dica para quem utiliza um SSD e ao mesmo tempo um HD convencional no PC. Para aumentar a vida útil do SSD, você deve priorizar a gravação apenas dos jogos, aplicativos, dados do sistema operacional e tudo que você quer acessar com maior velocidade. Utilize o HD para gravação de todos os outros arquivos do computador que possuam uma maior rotatividade. Essa ação também vai melhorar o desempenho do PC.

2 - Deixe espaço livre no SSD

Deixe pelo menos 25% do espaço do total do SSD livre. Assim como nos HDs, os arquivos executados funcionarão melhor se houver mais espaço no disco. Isso evita que ocorram travamentos ou mesmo falhas.

3 - Dispense a desfragmentação

A desfragmentação de disco deve fazer parte da rotina de quem gosta de um PC rápido. Mas os usuários de disco SDD estão libertos desse ritual. Pelo contrário, desfragmentar um disco SSD pode diminuir sua vida útil. A realocação de arquivos já armazenados em um HD para otimizar espaço não funciona nos SDD. Visto que não possui leitores mecânicos e sim eletrônicos, será utilizada a mesma rapidez em qualquer lugar.

4 - Ative o TRIM

Diferentemente do processo de limpeza dos espaços inválidos no HD, em que novos dados são gravados sobre os mesmos setores de arquivos inexistentes, no SSD é preciso marcar a página onde o arquivo apagado estava como inválida. O TRIM vai ajudar o SSD neste processo. Nos sistemas Windows XP e Vista não existe o TRIM e por esse motivo não são indicados para serem usados quando possuir um disco SSD.

Para verificar se o TRIM está ativado no seu sistema operacional siga esses comandos:

- Pressiona o atalho Windows + X e escolha a opção ‘Prompt de comando (ADMIN).

- Na janela do prompt de comando digite “fsutil behavior query disabledeletenotify”, sem usar as aspas, e tecle “Enter”.

- Uma notificação na tela será exibida dessa forma: DisableDeleteNotify = 0 - nesse caso está habilitado - , ou DisableDeleteNotify =1 - assim ele está desabilitado.

- Caso esteja desabilitado, você pode ativa-lo digitando, sem aspas, "fsutil behavior set disabledeletenotify 0".




 
 
Fonte: Ziggi

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar