A Mozilla Foundation, que mantém o navegador Firefox, anunciou que não irá mais dar suporte a plugins como Java, Silverlight e outros do tipo NPAIP. A alegação é que esses produtos não são seguros e causam instabilidade e lentidão na navegação.
Com isso o Firefox segue os passos do Google, que decidiu retirar todo o suporte do Shockwave Flash do Chrome.
Infelizmente, o odiado Flash seguirá funcionando no Firefox. No entanto, este é um indicativo de que o browser está dando atenção a uma navegação mais estável. A Mozilla disse que está trabalhando com a Adobe, dona do Flash, para trazer melhorias e novas funcionalidades ao plugin.
Ainda não há uma data exata para a desativação desses plugins, mas a Mozilla recomenda que os desenvolvedores pensem em alternativas ao Java e Silverlights. A expectativa é que até dezembro de 2016 esses plugins tenham sumido da experiência de uso do navegador… com exceção do Flash.
Fonte: Ne10