Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WINDOWS 10 CHEGA MÊS QUE VEM AO XBOX AINDA SEM A CORTANA EM PORTUGUÊS

12/10/2015

Windows 10 e Xbox (1)

No mês que vem o Xbox One vai receber o Windows 10, e a promessa é que recursos como a Cortana sejam incluídos no console da Microsoft. Durante a BGS 2015, o Gizmodo Brasil falou com Gustavo Lang, diretor do Windows no Brasil, sobre isso. Ele nos contou um pouco sobre como a plataforma universal pode permitir multiplayer entre PCs e consoles, e também quando podemos esperar que a Cortana chegue ao Xbox One, já que ela não estará disponível no lançamento.

A chegada do Windows 10 ao Xbox One faz parte da estratégia da Microsoft de fazer uma única plataforma para os diversos dispositivos que existem no mercado – considerando sempre, claro, as diferentes formas como eles são exibidos ou como os usuários interagem com o sistema. Nos smartphones, por exemplo, é preciso levar em consideração que os usuários estão em uma tela pequena tendo os próprios dedos como principal forma de interação. No Xbox, normalmente as pessoas estarão sentadas no sofá em frente à TV segurando um controle.

No geral, a experiência em um Xbox vai ser muito pouco alterada para os jogadores, sendo de maior impacto para os desenvolvedores. “A interface de usuário vai variar, mas isso vai permitir que você tenha um único código de desenvolvimento não para os jogos de alto processamento, mas para aplicativos, que são os aplicativos que chamamos de universais.”

A grande vantagem do Windows 10 no Xbox, portanto, serve para o que Lang chamou de “jogos de baixo processamento” – basicamente aqueles que podem rodar em smartphones e tablets, também. Além disso, uma coisa que pode ser muito boa é a possibilidade de multiplayer entre PC e Xbox. “Isso vai permitir que você tenha o mesmo jogo desenvolvido sobre a plataforma universal que vai permitir multiplayer entre um console e um PC, um console e um tablet”. É possível – agora vamos ver como isso será aproveitado pelos desenvolvedores.

Cortana em português

Lang reiterou a promessa feita em julho pelaa Microsoft de disponibilizar a Cortana em português até o fim do ano para os membros do Windows Insiders. Mas é isso: só o PC vai receber ela esse ano. “Ela nasce no PC para a gente fazer a maturação do serviço, e depois ela expande”, explicou. “Ela entra agora em fase de testes. Passados os testes, com todos os cenários validados, com a experiência de tornando realmente boa, ela abre para todos, e provavelmente chega nessa segunda fase ao Xbox.”

Os usuários do Xbox One já receberão o Windows 10 no mês que vem. A Cortana, no entanto, apenas em 2016 deve começar a falar português em todos os dispositivos – em 2015, só alguns poucos usuários de PC terão acesso a isso.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar