O Google está investindo em diminuir a quantidade de spam que aparece
para os seus usuários, e sua medida mais recente foi mudar o seu
algorítimo para que páginas com esse tipo de propaganda não solicitada
não apareçam nas buscas.
Dessa forma, o número de downloads de vírus, pornografia, drogas e
contrabando devem se reduzir. Além disso, o redirecionamento do usuário
para páginas com conteúdo não confiável também deve acontecer menos.
Uma consequência disso é que o número de resultados apresentados pelo
Google também diminua. A estima da empresa é de que cerca de 5% dos
sites sejam afetados com essa medida, número que pode variar de acordo
com o idioma em que a busca é feita.
Os critérios para decidir quais sites são punidos envolvem a
segurança deles: os que não possuirem os padrões mínimos de
confiabilidade e que são vulneráveis a ataques são mais propensos a não
aparecerem nos resultados do Google. Alvos comuns, como páginas de
governo, empresas e ONGs poderão ser afetados.
"Nós estamos sempre melhorando nossos sistemas para eliminar conteúdo
ruim, ao mesmo tempo em que mantemos resultados legítimos e orgânicos",
afirmou a empresa.
Fonte: Olhar Digital