A Apple publicou em seu site chinês a lista de aplicativos que foram afetados pelo XcodeGhost, o malware que infectou a loja AppStore na semana passada.
O problema atingiu aplicativos famosos no mercado chinês, como o WeChat, espécie de concorrente do WhatsApp, o Baidu Music, entre outros.
O problema todo começou por conta de uma versão adulterada do programa Xcode, que é usado para criar aplicativos. Como a internet da China é bem lenta para grande parte dos usuários, alguns desenvolvedores chineses decidiram usar um outro servidor para hospedar apps.
Esse programa escondeu um app malicioso que infectou diversos aplicativos. A Apple já retirou de suas lojas mais de 40 apps que tinha o código escondido. A maioria foi criada por desenvolvedores que usaram o Xcode.
Quem possui os aplicativos suspeitos de estarem comprometidos precisam apagá-los de seu dispositivo o quanto antes. Como não se trata de um vírus, ele não correr o risco de se espalhar pelo sistema. No entanto, existe o perigo do roubo de senhas e logins.
Fonte: Ne10