Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VALE A PENA ATUALIZAR O IPHONE 4S PARA O IOS 9?

21/09/2015

Ainda tem um iPhone 4S? O iOS 9 vai ser difícil de engolir. Tecnicamente, você pode baixar o novo sistema operacional se desejar, mas vai acabar ficando sem alguns dos novos recursos e melhorias de desempenho.

O 4S é o primeiro smartphone da Apple que sobreviveu a quatro gerações de sistemas operacionais, o que significa que ele vai continuar recebendo correções de bugs e segurança que não aparecem em versões antigas do iOS. A Apple prometeu uma otimização para melhorar o desempenho em dispositivos mais antigos após o fiasco que foi o iOS 8 e seus apps fechando e bateria acabando em pouco tempo, o que fez com que esses smartphones ficassem praticamente inutilizáveis. Afinal de contas, há uma grande distância entre dizer que algo “funciona” e que “funciona bem”, e mesmo que versões novas do iOS funcionem em dispositivos antigos, não significa que seja uma boa atualizar.

Decidi experimentar e coloquei o iOS 9 no meu iPhone 4S, que foi abandonado quando comprei um iPhone 6. Meu aparelho de 16GB deu sorte – você precisa de apenas 1.3GB de espaço para atualizar para o iOS 9, uma diferença imensa em comparação aos 4,6 GB exigidos pelo iOS 8. Então eu cliquei em “Transferir e Instalar”.

Ao descrever o iOS 9, a Apple diz que “hardware e software foram feitos um para o outro”, mas isso não deve ser levado ao pé da letra caso você use um iPhone 4S.

O problema começa com física pura – o iPhone 4S é o anacronismo no nosso mundo de smartphones grandes. O iOS 9 foi feito para smartphones grandes. Isso faz com que quase tudo fique impossível em uma tela de 3,5 polegadas. Quer enviar uma mensagem de texto? Espero que você goste de ver apenas uma das suas mensagens antigas, já que o teclado vai ocupar a sua tela quase inteira. Em muitos apps, o texto é espremido, causando um pesadelo de design.

Em um primeiro momento houve um fio de esperança. Abrir apps e iniciar o smartphone não me parecia muito mais lento no iOS 9 – o que o Wall Street Journal também observou em seus testes. Em comparação com o iPhone 6, a abertura de apps demora um pouco mais, e também há uma espera maior para o conteúdo ser baixado via WiFi. A nova versão da multitarefa continua linda no 4S, mas com menos velocidade e fluidez.

Mas enfrentei um problema bem grande de lentidão no app da câmera, onde velocidade é fundamental. Fotografar uma cara bizarra que seu gato faz (ou um amigo) exige que o app esteja pronto para ser usado o mais rápido possível.

Dito isso, a Apple consertou um bug no iOS 8 e agora editar fotos é um processo mais adequado para o ano de 2015. Como destacou o WSJ, os quase 20 segundos usados para conseguir olhar uma foto após tirá-la no iOS 8 agora foram reduzidos para cerca de 3 segundos.

A melhor coisa para os usuários do 4S é o novo modo de economia de bateria, que faz com que você consiga usar seu aparelho por mais tempo com uma única carga, sacrificando para isso a atualização em segundo plano e alguns efeitos visuais.

Novos hardwares trazem novos recursos, e é claro que um hardware de quatro anos atrás vai sentir falta de alguns deles, como o Touch ID e o Apple Pay. Sem contar a ausência de Airdrop, Handoff e suporte a API Metal. E os truques novos do iOS como deslizar para a direita para encontrar a busca do Spotlight e sugestões da Siri? Nada disso.

Então você deve instalar o iOS 9 se você ainda está no 4s? Bem, depende. O iOS 7 funciona muito bem no 4s, mas a Apple e desenvolvedores em geral provavelmente logo vão parar de dar suporte a esse sistema para se concentrar nos novos. Se você tem o iOS 8 instalado, eu diria para atualizar só pelas correções de bugs. Usuários de iOS 7 são os que mais precisam refletir antes de clicar em “Transferir e Instalar.”

 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar