Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PODEMOS ESTAR PRÓXIMOS DA SEGURANÇA PERFEITA PARA PCS

17/09/2015


Computadores cada vez mais rápidos e potentes não são apenas uma comodidade para pessoas e empresas, que são capazes de desempenhar funções cada vez mais complexas e pesadas com o mínimo de esforço. Essa tecnologia também é uma poderosa arma para cyber criminosos.

Se por um lado nos empenhamos para criar senhas seguras e usar programas para evitar o acesso de hackers às nossas valiosas informações pessoais, esses mesmo criminosos do mundo digital se valem de mecanismos sofisticadas para acessar remotamente um computador u rede, bastando usar os programas adequados que se comuniquem com os programas que desejam invadir.

Mas graças a um novo modelo de tecnologia descrito por Amit Sahai, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, como praticamente perfeito, “capaz de fazer praticamente tudo que sempre esperamos”, esses dias de paranoia digital podem estar acabando.

Usando uma técnica chamada Ofuscação Indistinguível, um programa usaria dois caminhos distintos dentro de sua própria programação - praticamente como se fossem dois programas diferentes executando a mesma tarefa idêntica -, gerando assim para o usuário uma informação desejada, mas tornando praticamente impossível determinar quais caminhos os programas paralelos desempenharam para chegar a tal conclusão.

Imagine como dois canos que alimenta uma mesma torneira. Um mecanismo simples, porém, escondido, determinaria aleatoriamente qual cano iria levar agua até a pessoa, mas porque os canos são ocultados da visão, é praticamente impossível dizer que cano levou agua até você com certeza. Só se sabe que agua saiu pela torneira, e isso é o que importa.

Apesar da comparação grosseira, o mecanismo é extremamente complexo, e até agora só foi comprovado como possível em teorias matemáticas e em circuitos simples conhecidos como Maquinas de Turing, computadores de relativo poder de cálculo. Mas universidades e cientistas do mundo inteiro acreditam que, se um modelo se fórmulas matemáticas eficientes o bastante puderem ser elaboradas dentro de um ou dois anos, poderemos ver esse novo modelo de proteção de dados em menos de uma década.

Mas pra que a pressa?

Isso é uma excelente notícia, de acordo com a DARPA - Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa -, já que a pesquisa sobre os próximos modelos de supercomputadores, potencializados com processadores quânticos, estão bem avançados. O que se imagina, nenhum sistema de criptografia atual estaria à altura de um computador quântico. A não ser a Ofuscação Indistinguível.

Enquanto essa tecnologia não vem, contudo, certifique-se de que você está usando um bom antivírus e faz limpeza regular do seu sistema com programas de manutenção para não facilitar o trabalho de hackers!
 
 
 
Fonte: Ziggi

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar