Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MAPA MOSTRA COMO A REDE ANÔNIMA TOR ESTÁ DISSEMINADA PELO MUNDO

15/09/2015

Em tempos onde a privacidade parece ser apenas um conceito abstrato, o Tor é um serviço que busca proteger sua identidade na internet, mascarando seus dados de navegação dos servidores. Com quase 10 anos de existência, agora é possível ter uma noção do quanto a rede que possibilita o anonimato está disseminada pelo mundo, através do site Onionview.

O Onionview foi desenvolvido por Luke Millanta, e mostra onde estão os "nós" da rede Tor. Esses nós são computadores voluntários que realizam o redicionamento dos dados entre si, impossibilitando o rastreamento da fonte dos dados. Hoje a rede já conta com mais de 6 mil desses computadores embaralhando e reencaminhando dados, tornado a origem de uma conexão impossível de ser localizada. A rede está em franca expansão, sendo que 5 anos atrás possuía menos de 2 mil computadores.


Os nós da rede Tor em ação, dividindo os dados e dificultando o rastreamento da fonte

Os países onde há mais computadores incluem a Alemanha, com 1.364, seguido dos Estados Unidos com 1.328  e França com 714. No Brasil estão ativos 44 nós da rede Tor, sendo que 38 deles estão na região da grande São Paulo.

Além da proteção da identidade e anonimato na rede, o Tor é muito utilizado para burlar limites por região, tornando possível acessar conteúdos restritos apenas a um país. Esse tipo de trava é comum em serviços de streaming de vídeos, como Netflix e YouTube. O uso dos intermediários da rede Tor, porém, traz um efeito colateral: uma queda notável na performance da internet.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar