Uma
pesquisa realizada na América Latina - do México até a Argentina,
incluindo o Brasil - constatou que 52% dos entrevistados utilizam
serviços bancários móveis, um incremento em relação a 2014, quando os
usuários eram 44%. América Central e México são regiões em que a
utilização é superior a 56% e 55%, respectivamente. De todos os canais
transacionais, a preferência dos usuários pelo mobile banking vem
crescendo ano após ano, embora o Internet banking ainda seja o favorito.
Entre
os dados relevantes do estudo referente a 2015, realizado pela Easy
Solutions, estão o aumento do uso de aplicativos bancários para
transações eletrônicas. O relatório mostra que 65% dos entrevistados são
usuários de aplicativos para se conectar a serviços bancários móveis em
preferência para o navegador de seus dispositivos.
Na região andina, 68% dos usuários de serviços bancários móveis
preferem usar o app do banco para as operações, 63% dos entrevistados no
México, 56% na região do Cone Sul e 56% na América Central preferem
usar o navegador de seus dispositivos. No Brasil, esse índice chega a
97%.
O medo de fraude continua sendo um fator determinante para o
uso de canais eletrônicos, onde os entrevistados dizem que eles não
usam Internet para transações, principalmente por medo de fraude (36%)
ou porque não se sentem seguros de que a transação será realizada
corretamente (30%). Entre aqueles que usam a Internet, o medo se move
para o mobile banking já que com relação à mesma pergunta, os usuários
responderam que não estão usando o mobile banking, principalmente pelo
medo de fraude (47%), ou porque não têm certeza que a operação é
realizada corretamente (21%).
O estudo também revela uma mudança
de atitude entre os usuários e maior consciência de seu papel na
segurança, já que diante da pergunta “quem possui a maior
responsabilidade na segurança das transações eletrônicas?”, 42% dos
entrevistados disseram que a responsabilidade é do usuário. No entanto,
mais de 40% dos brasileiros acreditam que seus bancos ou empresas que
possuem portais, têm a maior responsabilidade na segurança das
transações eletrônicas.
“De acordo com o estudo, 67% dos usuários
estariam mais dispostos a fazer transações eletrônicas se para realizar
essas operações tivessem de utilizar mais uma senha, por exemplo. Isso
demonstra a abertura dos usuários para utilizarem uma autenticação mais
forte, mesmo que isso implique em algum trabalho adicional para eles no
sentido de aumentar a segurança”, explica Silvia Lopez, diretora de
Marketing da Easy Solutions. “84% dos brasileiros acreditam que os
bancos devem aplicar medidas de segurança mais fortes, além de um nome
de usuário e senha para identificar os clientes e permitir-lhes o acesso
a serviços eletrônicos”, finaliza.
Algumas das principais conclusões do relatório de 2015 são:
36%
dos latino-americanos com conta bancária não utilizam a Internet para
transações por medo de fraude, ou porque não tem certeza de que a
operação é realizada corretamente 30%;
47% dos latino-americanos com
conta bancária que utilizam a Internet para transações, não usam os
serviços móveis bancários por medo de fraude, ou porque não têm certeza
de que a operação é realizada corretamente 21%;
39% dos usuários
utilizam a mesma senha em diferentes sites, o que aumenta o risco de
acesso não autorizado à sua conta. No Brasil, esse grupo representa
46,7% dos entrevistados;
65% dos usuários de serviços bancários móveis conectam-se ao seu banco através do aplicativo móvel (app);
88% esperam que o seu banco ofereça uma autenticação mais forte e monitoramento de transações;
71% dos usuários só fazem compras em sites de empresas reconhecidas, como medida de segurança.
Os
resultados específicos para o Brasil incluem, entre outros: 38% dos
brasileiros entrevistados se sentem mais confortáveis em fazer
transações e pagamentos com seus smartphones do que com seus
computadores (desktop ou laptop); 90% preocupam-se com programas
maliciosos instalados no seu computador de forma oculta que podem roubar
suas informações confidenciais, como dados, senhas, números de conta ou
cartão de crédito; 87% dos brasileiros esperam que os bancos monitorem
as transações de seus clientes e detectem atividades suspeitas, como uma
transferência de fundos incomum.
Os dados foram coletados por
meio de entrevistas telefônicas entre os meses de maio e junho de 2015
por uma agência de pesquisa de mercado independente, com usuários de
serviços bancários online com mais de 20 anos de idade de toda a América
Latina. Isso inclui a América Central e o Caribe (Costa Rica, República
Dominicana e Panamá), a Região Andina (Colômbia, Venezuela e Equador), o
Cone Sul (Chile e Argentina), México e Brasil.
Este relatório marca o sexto ano que Easy Solutions realiza a
pesquisa com consumidores da América Latina sobre os temas com
transações de banco online e fraude eletrônica. O relatório completo, em
português, pode ser baixado gratuitamente no site da Easy Solutions.
Acesse: www.easysol.net/research-report