A Vivo não quer mais ficar esperando que apps surjam para ´roubar´
consumidores de dados da sua base de clientes. A operadora, que já tinha
estabelecido o plano de se tornar também uma OTT, está lançando dois
aplicativos, que têm como diferencial incentivar a interatividade e
prêmios em dinheiro. O objetivo é simples: aumentar o consumo de dados e
atrair clientes da base de operadoras rivais.
“Não é verdade
dizer que a Vivo não quer o pré-pago. Nós temos uma política mais rígida
de desconexão nesse serviço, mas estamos na briga desse usuário. Como o
estamos no pós-pago", sinalizou o Chief Revenue Officer da Telefônica
Vivo, Christian Gebara, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira,
03/09, em São Paulo. O executivo também diz que não quer ´roubar´
usuários do WhatsApp e do Facebook. Mas reiterou que a intenção é,
sim,manter o assinante interagindo o maior tempo possível dentro da rede
da operadora.
Estrategicamente apostar em serviços de valor
agregado é, hoje, a saída para garantir um aumento de receita. Gebara
afirmou que, no ano passado, consumo de dados e SVA adicionaram R$ 1,6
bilhão à receita e 43,2 milhões de usuários. No total, a empresa soma 88
serviços de valor agregado, com destaque nas áreas de Entretenimento,
Educação e Segurança. Esse ano, apenas no primeiro semestre, quase R$ 1
bilhão, o que significa que 2015 terá, pelo menos, uma adição de R$ 2
bilhões, com um impulso acima de 20%, mesmo com o momento econômico mais
delicado. "Até o momento não sentimos nenhuma desaceleração em valor
agregado", pontuou Gebara.
Com interatividade e premiação, a
Vivo apresentou dois apps: um voltado para o consumidor final,
interessado em música, o Meu Show, no qual acontece uma competição para a
revelação de novos talentos. Na fase de seleção, qualquer cliente de
outra operadora poderá baixar o app, mas para disputar o prêmio de até
500 mil reais, terá de comprar um chip da Vivo. "Pode ser um pré-pago
sem problema e os vídeos terão 27 segundos, o que nos coloca sem nenhum
problema com direito autoral, caso o candidato cante música de músicos
famosos", explicou Alexandre Fernandes, diretor de Serviços de Valor
Agregado e Inovação da Telefônica Vivo.
Até 22/09, os
participantes poderão publicar vídeos no Vivo Meu Show. A partir do dia
23 de setembro, estará aberta a votação popular, com escolha do tipo
“curti x não curti”, para eleger os 256 artistas que participarão do
concurso. Depois, começam os duelos entre os candidatos. Serão quatro
finalistas e o grande campeão será conhecido no dia 26 de novembro. A
modalidade paga custará R$ 3,99 por semana. O desenvolvimento do serviço
aconteceu em parceria com a Movile e a Kontente, responsável pela
interface.
Já o segundo aplicativo é voltado para
empreendedores. Batizado de Meu Negócio, o app tem Roberto Justus como
juiz de um concurso que vai eleger três empreendimentos ou
empreendedores vencedores. Neste caso, serão R$ 200 mil em prêmios. Mais
uma vez, apenas clientes Vivo podem competir, inscrevendo um plano de
negócios. Mas usuários de outras operadoras podem baixar o app e pagar
para ter acesso aos conteúdos, compostos por dicas, testes e vídeos do
empresário/ator.
Fonte: Convergencia Digital