Nielsen, a companhia de informação global, está monitorando a
performance de programas de serviços de streaming, como Netflix, Amazon
Prime e Hulu, segundo informações do Wall Street Journal. Este tipo de
informação pode oferecer aos estúdios a munição necessária para negociar
valores de licença maiores.
Estúdios como o 20th Century Fox vêm há tempos observando a própria
receita cair mais e mais conforme mais pessoas decidem abandonar a TV a
cabo em favor aos serviços de streaming. Se os grandes estúdios tivessem
acesso às estatísticas de audiência e caso pudessem ver se seus
programas têm ou não boas performances, eles talvez pudessem tirar mais
dinheiro de serviços como o Netflix.
E aí entra a Nielsen, que começou a acompanhar a audiência de serviços de streaming
no ano passado. Agora, a companhia diz ter estatísticas de cerca de
1.000 programas únicos — cerca de 3.000 episódios — que incluem até
mesmo informações de quantas pessoas assistiram a um episódio
específico, com idade e gênero destes usuários. Mas ainda não está claro
se a Amazon Prime e o Netflix deveriam ligar para seus advogados ainda:
até então, estes dados são referentes apenas a audiência dos EUA e não
incluem dados de dispositivos móveis. O que limita significativamente o
valor destas informações.
De acordo com informações da Forbes,
essas informações serão disponibilizadas, a princípio, apenas aos
estúdios clientes da Nielsen que têm programas disponíveis em serviços
de streaming. Ainda segundo a Forbes, o Netflix nunca teve o costume
de expor estes dados, argumentando sempre em favor do número crescente
de usuários do serviço. A empresa explica não mostrar estes números por
não precisar responder aos anunciantes — algo que o Netflix realmente
não tem e algo que é parte crucial do modelo de negócio de grandes
estúdios e emissoras de TV.
Ainda assim, é interessante pensar que grande conglomerados da mídia
podem eventualmente usar as nossas preferências na TV para cobrar mais
dinheiro de serviços de streaming. E, caso você seja bem apegado à
mensalidade baratinha do Netflix, isso também pode ser um tanto
preocupante. Já que, como eles dizem, conhecimento é poder.
Fonte: Gizmodo