Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

LENOVO ANUNCIA LAPTOPS COM PROCESSADOR INTEL XEON, TELA 4K E 64 GB DE MEMÓRIA

13/08/2015

Lenovo ThinkPad P (2)
 
 
 

Os processadores Xeon são bastante conhecidos por seu uso em servidores e supercomputadores. Eles já estiveram presentes em alguns laptops de nicho, mas agora a Intel resolveu levar a marca oficialmente para os notebooks – e a Lenovo é a primeira a usá-los.

O Lenovo ThinkPad P70 possui tela IPS de 17 polegadas; enquanto isso, o ThinkPad P50 traz um display IPS de 15,6 polegadas. Você pode escolher entre resolução Full-HD (com touchscreen opcional) ou 4K.

Por dentro, ambos podem conter até 1 TB em SSD ou 2 TB em disco rígido. Eles podem ser configurados com até 64 GB de memória ECC, um tipo de RAM que automaticamente detecta e repara erros que corrompem dados ou causam falhas no sistema.

Lenovo ThinkPad P (3)

Além disso, temos aqui o processador Xeon E3-1500M. Segundo o AnandTech, ele usa a arquitetura Skylake (sucessora do Broadwell), baseada em um processo de fabricação de 14 nanômetros, e possui quatro núcleos.

A linha Xeon para servidores, no entanto, pode ter até dezoito núcleos – algo que não é tão simples de se conseguir em um laptop. Como lembra o Ars Technica, “é possível que a Intel planeje chips Skylake móveis de seis ou oito núcleos, mas eles tendem a ter requisitos de energia e refrigeração que são difíceis de atingir, mesmo em uma workstation móvel volumosa”.

O chip tem suporte a memória ECC e à tecnologia vPro, para maior segurança e gerenciamento remoto. Toda workstation lançada com ele vai incluir Thunderbolt 3, que transfere até 40 gigabits de dados por segundo e funciona com cabos do padrão USB Type-C.

O Xeon E3 consome menos energia que um processador para desktop, mas tem TDP (quantidade máxima de energia a dissipar) de 47W – relativamente alto para um laptop. Por isso, a Lenovo criou um sistema de resfriamento FLEX, com duas ventoinhas em lados opostos que prometem reduzir a temperatura em até 25%.

Além disso, temos aqui um chip gráfico NVIDIA Quadro e um calibrador da Pantone próximo ao touchpad, que ajusta as cores da tela para maior fidelidade. (Isso é importante, dado que a Lenovo vende a linha ThinkPad P para a indústria de mídia e entretenimento.) Este vídeo mostra como funciona a calibração.

Lenovo ThinkPad P (1)

O ThinkPad P70 e P50 têm quatro portas USB 3.0, uma Thunderbolt 3, saída HDMI, mini DisplayPort, mais leitores de cartão de memória. Todos vêm com 4G por padrão, além de Wi-Fi, Bluetooth e Ethernet.

O modelo menor tem 25,9 mm de espessura e pesa a partir de 2,5 kg. Enquanto isso, o modelo maior tem 31,5 mm de espessura e pesa a partir de 3,4 kg. (Se você adicionar touchscreen ou uma bateria maior, eles ficam mais pesados.) As baterias variam entre 66 Wh e 96 Wh; a Lenovo não diz qual é a autonomia delas.

Lenovo ThinkPad P (4)

Você pode comprar esses laptops pré-instalados com Windows 10 Pro, Windows 8.1 Pro ou com direito de downgrade para Windows 7 Professional. Se você precisar de Linux, sem problema: a Lenovo oferece Ubuntu e Red Hat Enterprise.

O ThinkPad P50 vai custar a partir de US$ 1.599 no modelo básico, enquanto o P70 tem um preço inicial de US$ 1.999. Eles estarão disponíveis no quarto trimestre.

A Intel vai revelar mais detalhes sobre os processadores Xeon e sobre a arquitetura Skylake no dia 18 de agosto, durante o Intel Developer Forum.
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar