O dia 10 é sempre um dia de grande movimento nos bancos e essa
segunda-feira, 10 de agosto, foi de muita turbulência para os
correntistas do banco Itaú. Em todo o país, houve - e ainda há - uma
grande dificuldade para acessar os serviços da instituição. Os
correntistas não puderam acessar o Internet Banking, o aplicativo e
também tiveram dificuldades para fazer operações nas próprias agências
do banco.
Em nota oficial, o Banco Itaú, por meio da sua
assessoria de Imprensa, diz que "O Itaú informa que está com
intermitência em seus sistemas, o que pode causar lentidão nos acessos
aos canais de atendimento. Equipes técnicas já estão trabalhando para a
retomada dos serviços".
O portal Convergência Digital questionou a assessoria de Imprensa se o
problema teria sido decorrente de um possível ataque hacker, mas não
obteve resposta. A noite, a assessoria do Banco informou que o problema
foi resolvido, mas nao explicou as razoes da falha. A correção, segundo a
assessoria, aconteceu em duas horas, fato contestado pelos
correntistas.
A Federação Brasileira dos Bancos - Febraban - revelou durante o CIAB 2015, evento do setor bancário, realizado em junho,
que quase metade das transações financeiras realizadas no país já são
feitas através de canais de mobile banking e internet banking. Juntos,
os dois canais já somam 46% do total de transações possíveis nestes
canais — ou seja, excluindo transações como saque e depósitos em
dinheiro ou cheque, que só podem ser feitas em agência.
De acordo ainda com o levantamento, em 2014, 51 milhões de contas
tinham internet banking, 22% a mais que os 42 milhões de 2013. No total,
foram efetuadas 19 milhões de transações pelo canal, número superior
que os 17 milhões de 2013.
O número de movimentações bancárias efetuadas por meio de
dispositivos móveis (smartphones e tablets) aumentou 127% entre 2013 e
2014, totalizando aproximadamente 5,3 bilhões de transações em 2014.
Mas, deste montante, apenas 4% das interações tiveram operações
financeiras. O internet banking segue sendo o canal responsável pelo
maior número de transações bancárias, cerca de 19 bilhões ou 41% do
total, à frente do ATM (21%), POS (13%) e das agências (8%).
Fonte: Convergencia Digital