Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O PLANO DA SAMSUNG E BOXEE PARA REINVENTAR O CONTROLE REMOTO DEU ERRADO

07/08/2015

Boxee Box

Você se lembra do Boxee? Ele começou como um programa de media center gratuito para várias plataformas, e evoluiu para um set-top box completo que chegou a ser vendido no Brasil. Então ele foi comprado pela Samsung… e morreu.

De acordo com a Variety, a Samsung planejava usar a equipe do Boxee para revolucionar o controle remoto da TV – o que não deu certo.

O projeto se chamava “Experiência Perfeita”, ou PX: um tablet que daria acesso a um guia unificado para canais de TV e streaming (Netflix, Hulu etc.). A Samsung buscou fazer parcerias com vários serviços de streaming, e até mesmo com operadoras de TV a cabo, para tornar isso realidade.

O tablet acompanharia todas as TVs high-end da coreana nos EUA, e teria uma interface de usuário “que parecia diferente de qualquer dispositivo móvel tradicional”, diz a Variety. Ele ficou em desenvolvimento por dois anos.

Note-8-WatchON
Este é o WatchON, da Samsung; o software da equipe da Boxee prometia fazer mais

O que aconteceu? Em 2013, o dinheiro da Boxee acabou, então a Samsung adquiriu os ativos e a equipe da empresa e a colocou no comando do projeto PX. Desde então, o número de funcionários aumentou de 40 para 100; mesmo assim, eles ficaram relativamente isolados, “protegidos de outras divisões dentro da Samsung”.

O plano era lançar o tablet em janeiro deste ano, durante a feira CES 2015, o que não aconteceu. O projeto aparentemente enfrentou grande resistência dos executivos coreanos da Samsung, que desconfiavam de um produto desenvolvido nos EUA, fora de seu alcance.

Além disso, as discussões com os parceiros de conteúdo não saíram como planejado: a Samsung queria integrar diretamente o conteúdo deles em seu guia, em vez de usar apps de terceiros, o que não foi bem visto.

Com o fim do projeto, a Samsung demitiu dezenas de funcionários – muitos dos quais vieram da Boxee – e o ex-CEO Avner Ronen também deixou a empresa, de acordo com a Variety.

É uma pena que a história da Boxee tenha acabado assim. Por anos, eles ofereceram um ótimo programa de media center baseado no XBMC (hoje Kodi). Depois, eles fizeram uma parceria com a D-Link e criaram uma caixinha para TV com streaming de conteúdo – que, contra todas as expectativas, foi lançada até no Brasil. Ela parou de ser vendida, e o software deixou de ser desenvolvido.

A Samsung não comenta o caso.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar