Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ZANGADO JÁ É UM DOS MAIORES YOUTUBERS DO BRASIL, MAS AINDA QUER DEIXAR SEU LEGADO

05/08/2015

Zangado_capa

Quando queremos demonstrar o sucesso que youtubers fazem hoje em dia, é comum apelarmos para os números de seus vídeos. Com Zangado não é diferente. O canal dele possui quase 2,5 milhões de inscritos e média de dez milhões de visualizações por mês. Mesmo com esses números que justificam o fato de Zangado ser um dos youtubers mais famosos do Brasil, é só quando vemos centenas de pessoas eufóricas ao ver a figura dele ao vivo que conseguimos ter uma real dimensão de sua popularidade.

Zangado era a atração principal de um evento de games realizado em Manaus, na semana passada, e bastou um simples “eaê?” dito por ele para preencher de gritos um lugar com cerca de mil pessoas que foram até ali somente para vê-lo. Usando a já característica máscara de Guy Fawkes (que ficou famosa com o filme V de Vingança), o “Tio Zangs” – como ele é carinhosamente chamado pelos fãs – mostra até um pouco de timidez quando começa a falar.

A verdade é que participar de eventos ainda é uma novidade para Zangado, algo que ele começou a fazer de forma mais séria no ano passado e, segundo ele, era necessário por causa dos fãs. “Quando você faz parte da vida de uma pessoa por muito tempo, você acaba meio que devendo isso pra ela, dando uma oportunidade da pessoa te ver, abraçar, tirar uma foto, trocar uma ideia”, falava ele em entrevista ao Gizmodo, pouco antes de subir ao palco. “É o mínimo que se pode fazer por eles”.

Zangado_palco

Assim como acontece com outros youtubers famosos, muitos ainda tentam entender a grande popularidade de Zangado, um engenheiro que decidiu, há quase seis anos, colocar uma máscara e fazer vídeos de jogos na internet. Talvez o sucesso seja por causa do próprio mistério em torno de sua figura. De informações pessoais, só se sabe o seu primeiro nome, Thiago, que ele tem 28 anos, é formado em engenharia civil e que mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Desde quando começou a fazer vídeos de forma amadora, só de brincadeira, lá distante ano de 2009 (sim, ele é um dos youtubers mais antigos) Zangado esconde seu rosto atrás da máscara. “Eu não queria me expor, porque você bota a cara na internet, pra virar piada é rapidinho”, justifica. O item hoje é uma das características mais marcantes de Zangado e virou o seu símbolo, que ele não tira nem mesmo para dar entrevistas. O mais impressionante é que ele fala que em todo esse tempo fazendo vídeos, nunca ninguém o reconheceu na rua e nem pessoas próximas sabem quem ele é no youtube. “Tem muito colega meu, que fez faculdade comigo, conversa comigo, mas não sabe que eu sou o Zangado”, revela.

Uma questão de público

Engana-se também quem acha que o sucesso do youtuber vem por ele falar para um público mais novo. Na verdade, sem fazer vídeos de Minecraft ou tentar ser engraçado o tempo todo, Zangado diz que muitas crianças não o curtem muito. “Eu encontro menino de dez anos que fala ‘eu não gosto de você’. Cara, isso é muito normal de acontecer”, revela. “A molecada muito nova ela quer ver o gameplay e rir. Só.”.

Em seus vídeos, Zangado costuma não só fazer o famoso “let’s play”, mas também conta informações e curiosidades dos jogos mostrados. Por vezes, durante a jogatina, acaba falando de assuntos de fora do universo dos games, como séries de TV (Sienfield era um dos seus programa favoritos), além de, vez ou outra, também contar algumas experiências de vida.
 

Esse tipo de conteúdo acaba atraindo um público mais velho e, segundo Zangado, esse é o segredo de seu sucesso. “O público da nossa idade é meio órfão no youtube, não tem muito canal pra alguém que quer só assistir algo, que no caso é o jogo, dar uma risada e aprender um pouco”. Dos mais de 2 milhões de inscritos no canal de Zangado, 42% está na faixa dos 18 a 21 anos.

Um exemplo de que o público do youtuber está bem longe de ser criança são os irmãos Marcela e Marcelo Freitas. Eles são até mais velhos do que a faixa de idade que assiste Zangado. Ela tem 23, ele 24.

Ambos sempre jogaram videogame, mas admitem que se não fosse por Zangado, nunca ficariam sabendo de jogos como Life is Strange, que viram no canal dele, compraram e gostaram. “Eu sempre me baseio no que ele tá falando pra poder comprar algum jogo”, fala Marcela, que é dona de um PS3 e PS4 e escolhe a dedo os jogos para comprar.
 
 

Muito mais do que os jogos, ambos também foram cativados pela personalidade do youtuber mascarado, a principal razão para eles ainda acompanharem os vídeos. Não é à toa que hoje ambos fazem parte do maior fã clube dele, o “Fãs do Tio Zangado”.

É claro Zangado possui também um público mais adolescente. A segunda maior fatia de seus assinantes tem entre 14 e 17 anos e ele sabe da responsabilidade que tem ao falar com eles. “Eu falo pra eles não se deslumbrarem com fama, de não querer deixar de estudar pra ser youtuber, como se isso fosse o ápice de alguma coisa, entendeu?”, comenta. “Quer fazer isso, tudo bem, mas não traça isso como a maior meta da sua vida”. Zangado usa a si mesmo como exemplo. Para ele, fazer vídeos no youtube foi um hobby que deu certo, mas ainda assim ele mantém a carreira como engenheiro civil, que perfaz 40% de sua renda atualmente.

O legado Zangado

Zangado tem plena consciência que a sua vida de youtuber e todo esse sucesso vão um dia acabar, mas até lá ele quer deixar seu legado. “Eu trabalho para deixar uma marca e enquanto eu não me sentir satisfeito com isso, não tem como parar”, comenta.

Como um aficionado por jogos que é, nada melhor do que deixar essa marca por meio de um jogo. Assim como outros youtubers como os Irmãos Piologo e os Irmãos Castro, Zangado também tem planos de ter seu próprio game, um plano ao qual ele vai se dedicar em 2016. Mesmo ainda estando só no campo das ideias, ele já sabe mais ou menos como o futuro Zangado – The Game, pode ser. “Seria um jogo mais ou menos no estilo do Final Fight, um beat ‘em up”.

E esse legado que Zangado quer deixar também pode vir em forma de livro. O youtuber nutre há algum tempo o desejo de mostrar como funciona a “quest” de se tornar um youtuber. Pelo tamanho do sucesso que Zangado vem fazendo, ainda há muito XP a conquistar e muitos chefões para combater antes de essa aventura terminar.

 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar