Quando queremos demonstrar o sucesso que youtubers fazem hoje em dia,
é comum apelarmos para os números de seus vídeos. Com Zangado não é
diferente. O canal dele possui quase 2,5 milhões de inscritos e média de
dez milhões de visualizações por mês. Mesmo com esses números que
justificam o fato de Zangado ser um dos youtubers mais famosos do
Brasil, é só quando vemos centenas de pessoas eufóricas ao ver a figura
dele ao vivo que conseguimos ter uma real dimensão de sua popularidade.
Zangado era a atração principal de um evento de games realizado em
Manaus, na semana passada, e bastou um simples “eaê?” dito por ele para
preencher de gritos um lugar com cerca de mil pessoas que foram até ali
somente para vê-lo. Usando a já característica máscara de Guy Fawkes
(que ficou famosa com o filme V de Vingança), o “Tio Zangs” – como ele é carinhosamente chamado pelos fãs – mostra até um pouco de timidez quando começa a falar.
A verdade é que participar de eventos ainda é uma novidade para
Zangado, algo que ele começou a fazer de forma mais séria no ano passado
e, segundo ele, era necessário por causa dos fãs. “Quando você faz
parte da vida de uma pessoa por muito tempo, você acaba meio que devendo
isso pra ela, dando uma oportunidade da pessoa te ver, abraçar, tirar
uma foto, trocar uma ideia”, falava ele em entrevista ao Gizmodo, pouco
antes de subir ao palco. “É o mínimo que se pode fazer por eles”.

Assim como acontece com outros youtubers famosos, muitos ainda tentam
entender a grande popularidade de Zangado, um engenheiro que decidiu,
há quase seis anos, colocar uma máscara e fazer vídeos de jogos na
internet. Talvez o sucesso seja por causa do próprio mistério em torno
de sua figura. De informações pessoais, só se sabe o seu primeiro nome,
Thiago, que ele tem 28 anos, é formado em engenharia civil e que mora em
Cuiabá, capital do Mato Grosso.
Desde quando começou a fazer vídeos de forma amadora, só de
brincadeira, lá distante ano de 2009 (sim, ele é um dos youtubers mais
antigos) Zangado esconde seu rosto atrás da máscara. “Eu não queria me
expor, porque você bota a cara na internet, pra virar piada é
rapidinho”, justifica. O item hoje é uma das características mais
marcantes de Zangado e virou o seu símbolo, que ele não tira nem mesmo
para dar entrevistas. O mais impressionante é que ele fala que em todo
esse tempo fazendo vídeos, nunca ninguém o reconheceu na rua e nem
pessoas próximas sabem quem ele é no youtube. “Tem muito colega meu, que
fez faculdade comigo, conversa comigo, mas não sabe que eu sou o
Zangado”, revela.
Uma questão de público
Engana-se também quem acha que o sucesso do youtuber vem por ele
falar para um público mais novo. Na verdade, sem fazer vídeos de Minecraft
ou tentar ser engraçado o tempo todo, Zangado diz que muitas crianças
não o curtem muito. “Eu encontro menino de dez anos que fala ‘eu não
gosto de você’. Cara, isso é muito normal de acontecer”, revela. “A
molecada muito nova ela quer ver o gameplay e rir. Só.”.
Em seus vídeos, Zangado costuma não só fazer o famoso “let’s play”,
mas também conta informações e curiosidades dos jogos mostrados. Por
vezes, durante a jogatina, acaba falando de assuntos de fora do universo
dos games, como séries de TV (Sienfield era um dos seus programa favoritos), além de, vez ou outra, também contar algumas experiências de vida.
Esse tipo de conteúdo acaba atraindo um público mais velho e, segundo
Zangado, esse é o segredo de seu sucesso. “O público da nossa idade é
meio órfão no youtube, não tem muito canal pra alguém que quer só
assistir algo, que no caso é o jogo, dar uma risada e aprender um
pouco”. Dos mais de 2 milhões de inscritos no canal de Zangado, 42% está
na faixa dos 18 a 21 anos.
Um exemplo de que o público do youtuber está bem longe de ser criança
são os irmãos Marcela e Marcelo Freitas. Eles são até mais velhos do
que a faixa de idade que assiste Zangado. Ela tem 23, ele 24.
Ambos sempre jogaram videogame, mas admitem que se não fosse por Zangado, nunca ficariam sabendo de jogos como Life is Strange,
que viram no canal dele, compraram e gostaram. “Eu sempre me baseio no
que ele tá falando pra poder comprar algum jogo”, fala Marcela, que é
dona de um PS3 e PS4 e escolhe a dedo os jogos para comprar.
Muito mais do que os jogos, ambos também foram cativados pela
personalidade do youtuber mascarado, a principal razão para eles ainda
acompanharem os vídeos. Não é à toa que hoje ambos fazem parte do maior
fã clube dele, o “Fãs do Tio Zangado”.
É claro Zangado possui também um público mais adolescente. A segunda
maior fatia de seus assinantes tem entre 14 e 17 anos e ele sabe da
responsabilidade que tem ao falar com eles. “Eu falo pra eles não se
deslumbrarem com fama, de não querer deixar de estudar pra ser youtuber,
como se isso fosse o ápice de alguma coisa, entendeu?”, comenta. “Quer
fazer isso, tudo bem, mas não traça isso como a maior meta da sua vida”.
Zangado usa a si mesmo como exemplo. Para ele, fazer vídeos no youtube
foi um hobby que deu certo, mas ainda assim ele mantém a carreira como
engenheiro civil, que perfaz 40% de sua renda atualmente.
O legado Zangado
Zangado tem plena consciência que a sua vida de youtuber e todo esse
sucesso vão um dia acabar, mas até lá ele quer deixar seu legado. “Eu
trabalho para deixar uma marca e enquanto eu não me sentir satisfeito
com isso, não tem como parar”, comenta.
Como um aficionado por jogos que é, nada melhor do que deixar essa
marca por meio de um jogo. Assim como outros youtubers como os Irmãos Piologo e os Irmãos Castro,
Zangado também tem planos de ter seu próprio game, um plano ao qual ele
vai se dedicar em 2016. Mesmo ainda estando só no campo das ideias, ele
já sabe mais ou menos como o futuro Zangado – The Game, pode ser.
“Seria um jogo mais ou menos no estilo do Final Fight, um beat ‘em up”.
E esse legado que Zangado quer deixar também pode vir em forma de
livro. O youtuber nutre há algum tempo o desejo de mostrar como funciona
a “quest” de se tornar um youtuber. Pelo tamanho do sucesso que Zangado
vem fazendo, ainda há muito XP a conquistar e muitos chefões para
combater antes de essa aventura terminar.
Fonte: Gizmodo