Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL ANUNCIA NOVA TECNOLOGIA DE ARMAZENAMENTO

31/07/2015

Quem já utilizou um SSD sabe o quão rápido é o substituto dos antigos HD´s. Porém, uma nova tecnologia, desenvolvida pela Intel juntamente com a Micron, promete deixar o SSD que você utiliza em sua máquina "no chinelo". O 3D Xpoint é, supostamente, 1000 vezes mais rápido do que o armazenamento NAND, utilizado nos SSD´s e em dispositivos móveis.

Foram 10 anos de pesquisa, e esta é o primeiro tipo de armazenamento completamente novo desenvolvido nos últimos 25 anos. Embora a velocidade seja destaque o 3D XPoint - pronuncia-se cross-point-, também deve aumentar drasticamente a capacidade de armazenamento em si, uma vez que ela é 10x mais densa do que as arquiteturas do tipo NAND mais avançadas, o que implica em mais espaço em "disco" dentro do mesmo espaço físico.

Como funciona

Ao invés de utilizar transistores e capacitores como os armazenamentos em flash tradicionais, o XPoint utiliza um novo mecanismo, composta por uma grade de condutores perpendiculares, empilhados um sobre os outros. As células de memória estarão localizadas na interseção desses condutores, e poderão ser endereçadas individualmente - bit por bit.

Tão rápido que poderia substituir memória RAM

As informações dão conta de que o XPoint é tão rápido que poderia substituir tanto as tecnologias de armazenamento quanto a memória RAM. A conexão dos chips nos computadores será feita por barramento PCI Express, mesmo que esse tipo de conexão não tenha banda o suficiente para toda a capacidade da tecnologia.

Preço "acessível"

A expectativa é que uma nova placa mãe seja desenvolvida para suportá-la, até mesmo para que toda sua capacidade de armazenamento seja posta à prova. Intel e Micron desejam disponibilizar o 3D Xpoint ainda no próximo ano e, segundo a Intel, o preço será bastante "acessível".



Fonte: Ziggi

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar