Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CHROME TESTA RECURSO PARA SOLUCIONAR PROBLEMA DE CONSUMO DE MEMÓRIA

31/07/2015

 
 

Tornou-se padrão para muitos: mais abas no navegador abertas do que você realmente precisa. O resultado normalmente é um computador lento, e o Chrome acaba se tornando também um vilão ao não saber lidar com tantas abas consumindo memória ao mesmo tempo. Felizmente o Google finalmente está tentando remediar a situação.

A versão Canary do Chrome, que está um degrau abaixo do Chrome Beta, traz um novo recurso, que permite que o alto volume de abas abertas tenha um impacto menor no desempenho do PC. Para isso, abas não-utilizadas são descartadas como solução para economizar memória (e bateria, se você estiver em um laptop).

A palavra “descartar” soa mais pesada do que parece, no entanto. Quando o Chrome detectar que uma aba não está sendo utilizada, ele não vai removê-la da barra, apenas irá deixar de carregá-la na memória. Se você optar por selecioná-la, o conteúdo terá que ser recarregado.

A ferramenta já existe no Chrome OS, mas agora está chegando para usuários do Windows e do OS X, com o Linux também em vista para um futuro próximo.

Para escolher quais abas desativar, o Chrome tem um ranking que tenta remover descartar primeiro as abas “menos interessante”. Esta é a ordem seguida pelo navegador, segundo a página do Chromium (o projeto de navegador de código aberto no qual se baseia o Chrome):

  1. Páginas internas, como novas abas, favoritos, configurações, etc.
  2. Abas abertas há muito tempo
  3. Abas recentemente selecionadas
  4. Abas reproduzindo áudio
  5. Aplicativos rodando em janela
  6. Abas fixas
  7. A aba aberta atualmente
Por enquanto, o recurso ainda está em fases iniciais de testes, apenas para usuários do Chrome Canary. Quem usa esta versão de testes, pode habilitar o recurso digitando a barra de endereços chrome://flags/#enable-tab-discarding.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar