Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MOZILLA ATACA WINDOWS 10 POR DIFICULTAR TROCA DO NAVEGADOR PADRÃO

31/07/2015

O Windows 10 já recebeu sua primeira crítica de um grande nome da tecnologia: a Mozilla. Chris Beard, CEO da fundação que desenvolve o Firefox publicou uma carta aberta endereçada a Satya Nadella, executivo máximo da Microsoft. A motivação para o ato é “o movimento agressivo para passar por cima da escolha dos usuários” no novo sistema, que dificulta a mudança de navegador padrão.

De fato: até a chegada do Windows 10, era muito mais fácil definir um novo navegador padrão. Agora é necessário acessar as Configurações do sistema e procurar pela ferramenta que permite modificar qual é o seu browser principal, algo que as pessoas com pouco conhecimento técnico podem não ser capazes de fazer. Os navegadores até podem levar automaticamente o usuário para a página que permita fazer a opção por um novo padrão, mas é necessário rolar a barra e procurar pela alternativa preferida. 

“Agora leva o dobro de número de cliques, rolagem pelo conteúdo e alguma sofisticação técnica para que as pessoas possam reafirmar as escolhas que elas fizeram em versões anteriores do Windows”, acusa Beard. “É confuso, difícil de navegar e fácil de ficar perdido”.

A reclamação também aponta para o fato que a instalação do Windows 10, por padrão, já muda o browser principal do usuário para o Edge, claramente favorecendo a Microsoft. Se o usuário estiver atento, ele até pode desmarcar esta alternativa, mas a tendência é que a maioria das pessoas com o novo sistema instalado no PC terão o sucessor do Internet Explorer como padrão.

Não se sabe o motivo pelo qual a Microsoft optou por tirar essa liberdade dos desenvolvedores. Possivelmente, a resposta oficial deve ter a ver com segurança, para impedir que aplicativos não abusem do privilégio, mas também deve ser uma forma de alavancar o Edge.         


 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar