Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

82% DOS JOVENS E CRIANÇAS QUE ACESSAM INTERNET NAVEGAM POR CELULAR TODO DIA

29/07/2015

Oito em cada 10 crianças e jovens brasileiros entre 9 e 17 anosusuários de internet costumam acessar a rede pelo celular todos ou quasetodos os dias. Pela primeira vez, o dispositivo móvel ultrapassou ocomputador de mesa como principal equipamento utilizado pela garotadapara navegar. Em 2013, os celulares correspondiam a 53% dos acessos(contra 71% de desktops), e em 2014 o número passou para 82%. Os dadossão da edição 2014 da pesquisa anual sobre o uso da internet porcrianças e adolescentes no Brasil feita pelo Cetic.br (Comitê Gestor daInternet no Brasil).

O crescimento do número de celularesinfluencia diretamente no tempo de navegação. Em 2012, por exemplo,apenas 47% dos jovens utilizavam a internet todo dia, principalmenteporque tinham que dividir o computador de mesa com alguém. O celulartraz uma navegação individual, você não precisa mais compartilhar,conta Fábio Senne, coordenador de projetos e pesquisas do Cetic.br.

A pesquisa também mostra que a sala de casa é o local onde 81% dosjovens acessam a internet na maioria das vezes, seguido pelo próprioquarto ou outro cômodo privado da casa (73%). Quase metade deles (49%)costuma navegar quando está na rua ou em deslocamento. Em 2012, essenúmero era de apenas 18%. As velhas lan houses, que em 2012correspondiam a 35% dos locais de acesso, hoje correspondem a apenas22%.   Hoje vemos uma estagnação das lan houses e um aumentoconsiderável no uso dentro dos domicílios, também graças ao celular.,diz Senne. Em 2012, 40% dos jovens usavam a internet na sala de casa. Em2013, eram 68%.

E engana-se quem acha que os jovens não saemdos joguinhos enquanto estão navegando. De acordo com os dados, aprincipal atividade feita por eles é acessar redes sociais  (73%). OFacebook é a rede preferida e conta com o perfil de oito em cada 10jovens entrevistados (eram 43% em 2012).

Segundo os dados, 43%das crianças entre 9 e 10 anos que acessam a internet tem um perfil emalguma rede social. Entre a faixa de 11 a 12 anos, o número sobe para68% e entre 13 e 14 vai para 88%. Quanto mais alta a classe social,maior o número de jovens com perfil nas redes sociais (85% nas classes Ae B e 69% na classe D e E).

Fazer trabalhos escolares é asegunda atividade mais feita na internet, com 68% dos jovens admitindoque usam a rede para ajudar na escola. Pesquisas em geral e uso demensagens instantâneas ocuparam o segundo e terceiro lugar,respectivamente. Metade dos jovens disse que ouve música ou vê vídeos.Pouco mais de 40% posta fotos e vídeos em redes sociais (43%), jogasozinho (42%) ou baixa aplicativos gratuitos (41%).

Segurança na rede

Com o aumento do uso das redes sociais por crianças e jovens, tambémcresce a preocupação a respeito da segurança deles na internet. Metadedos entrevistados (52%), por exemplo, disse que seus perfis sãopúblicos, ou seja, podem ser vistos por qualquer pessoa. Se somarmos aonúmero de perfis parcialmente privados, o número chega a 64%. Apenas56% deles sabe mudar as configurações de privacidade, o que podegarantir que apenas conhecidos e amigos vejam suas publicações.

No entanto, 64% dos entrevistados disseram que sabem como bloquearmensagens indesejadas de uma pessoa e 58% sabe encontrar informaçõessobre como usar a internet com segurança. Menos da metade sabe bloquearpropaganda indesejada ou lixo eletrônico ou mudar as preferências denavegação.

Segundo os dados, 15% dos entrevistados entre 11 e 17anos disseram que já foram tratados de forma ofensiva na internet. Onúmero sobe para 20% na faixa dos 15 aos 17 anos. Dois em cada 10 jáencontrou mensagens de ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas. Entre15 e 17 anos, o número é de 27%. 

 

Para a pesquisa, foramentrevistados 2.015 crianças e adolescentes usuários de Internet comidades entre 9 e 17 anos em todo o território nacional, entre outubro de2014 e fevereiro de 2015.

 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar