Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BRASILEIRO FAZ PLANOS PARA TROCAR DE PC NOS PRÓXIMOS SEIS MESES

23/07/2015

Trocar de computador é uma meta para o brasileiro, segundo apurou pesquisa realizada pelo Ibope Conecta, a pedido da Dell, com 1000 internautas. O estudo mostra que 34% dos entrevistados compraram o seu computador há mais de dois anos, mas 46% estão dispostos a trocar de modelo nos próximos seis meses, indepedente do momento econômico do país.

O levantamento comprova que o notebook é o grande campeão da preferência do brasileiro. Tanto é assim que mais da metade dos entrevistados  -56% - tem o equipamento como o principal computador de casa.  Para quem tinha ´matado´ o desktop tradicional, o estudo revela que ele ainda está em 31% dos lares.

Mas, hoje, o desktop está na lista de preferência de apenas 18% do mercado, e muito, fora do consumo pessoal. "Quem está comprando desktop é empresa, governo e banco. O varejo pede muito pouco PC", diz o presidente da Dell Brasil, Luis Gonçalves. Os tablets, que surgiram como possíveis ´canibalizadores´ dos PCs, ficam com apenas 7% da preferência.

"A política de venda dos tablets foi errada. Se vendeu muito tablet barato que, hoje, está encostado porque não funciona. O brasileiro não gosta de produtos assim. Ele quer assistência técnica", acrescentou o executivo. Uma das grandes apostas da Dell para o mercado de consumo - além dos notebooks - são os computadores 2 em 1, unindo o notebook com funcionalidade de tablet.

Esse produto até é citado na pesquisa, mas  com apenas 2% da preferência. "Admitimos que o custo ainda é uma barreira para esses equipamentos. Nós, aqui, vamos reforçar a estratégia nesses produtos. Ele é forte e vamos reforçaressa área até o final do ano", salienta a gerente de produtos da Dell, Raquel Braga.

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira, 22/07, em São Paulo, mostra ainda que os brasileiros têm, em média, 1,9 computadores por domicílio, utilizado por em média duas pessoas, e que os usuários passam cerca de 5,3 horas diárias em frente do computador ou do tablet doméstico.

A pesquisa mostra ainda outros hábitos de consumo do brasileir:  85% dos entrevistados revelaram preferir o PC para assistir filmes e séries, 74% para navegar na Internet, 73% para acessar e-mails, 60% para ler notícias. Os notebooks são os preferidos para rotinas profissionais realizadas no computador pessoal. Já os tablets aparecem como os preferidos para acessar redes sociais e conversa com a família.

Apesar de não tratar dos smartphones, o estudo constata que 80% do acesso à Internet nos próximos anos no Brasil serão feitos pelos celulares inteligentes. "A Dell está fora do mercado de smartphones. Ela não vai fazer smartphones. Não há interesse no modelo de negócios (leia-se varejo e operadoras). Mas entendemos a função deles. Mas temos a certeza que haverá outros dispositivos também. E essess são os notebooks, os 2 em 1 e os tablets", sustentou o presidente da Dell Brasil, Luis Gonçalves.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar