Dois hackers mostraram nesta quarta-feira, apenas com a ajuda de uma
conexão de internet, que podem controlar à distância veículos
"inteligentes", inclusive, podendo girar o volante, bloquear as travas
de segurança e desativar os freios de maneira remota.
Um redator da revista tecnológica "Wired", que postou hoje um vídeo (que pode ser acessado pela URL: http://wrd.cm/1JvD6Ek)
com o relato do teste, sofreu em sua própria carne a experiência,
realizada em uma via pública para torná-la mais real e aterrorizante.
Os dois hackers, que conseguiram se transformar nos donos e senhores de
um jipe Cherokee de 2014 (e que aparentemente podem replicar o
experimento em outros veículos da Fiat Chrysler), são Charlie Miller,
engenheiro de segurança do Twitter, e Chris Valasek, engenheiro da
empresa de consultoria de segurança IOActive.
No experimento,
os dois hackers estavam conectados à internet a mais de 15 quilômetros
de distância da estrada por onde circulava o motorista da "Wired", que
não sabia quais seriam as ações dos especialistas em segurança
cibernética.
Primeiro, os hackers conseguiram colocar o ar
condicionado do veículo na potência máxima. Em seguida, mudaram a
estação de rádio, aumentaram o volume e acionaram os limpadores de
para-brisas. Depois, desativaram a transmissão e o acelerador quando o
carro estava em movimento.
Para realizar todas essas ações, os
hackers não precisaram manipular fisicamente o veículo, apenas
utilizaram uma conexão de internet, um endereço de IP e um software
próprio, que se aproveita de uma vulnerabilidade no sistema digital
Uconnect da Fiat Chrysler.
Em uma demonstração posterior, os
hackers chegaram a assumir o controle da direção do jipe (algo que só
conseguiram fazer quando o veículo se movimentava de ré), travaram as
portas e desabilitaram os freios.
Além disso, o software criado
pelos hackers permitiu que eles obtivessem informações sobre a
geolocalização do veículo e outros dados de telemetria.
Os
hackers alertaram a Fiat Chrysler, que já distribuiu uma atualização de
seu sistema UConnect. No entanto, Miller e Valasek advertem que outros
hackers podem descobrir outras formas de "invadir" os veículos modernos,
onde as funções do motor, do GPS, entre outras, são conduzidas por
sistemas de computadores com conexão à internet.
Precisamente
hoje, dois senadores americanos apresentaram um projeto de lei para
estabelecer padrões públicos de segurança em automóveis e caminhões,
algo no qual começaram a trabalhar depois que Miller e Valasek fizeram
as primeiras demonstrações bem-sucedidas de controlar automóveis através
da internet em 2013.
Fonte: Uol