Quem nunca escreveu alguma coisa que foi interpretada de outra forma e
acabou gerando uma discussão? A IBM está colocando o poder de seu
supercomputador o Watson para determinar qual é o verdadeiro sentimento
por trás da pessoa que escreve um e-mail, evitando situações incômodas.
A empresa revelou o Tone Analyzer (tradução: analisador de tom), que
usa análise linguística baseada na nuvem para determinar se um e-mail
que você escreveu realmente soa tão nervoso, agressivo, feliz ou triste
quanto você realmente gostaria que ele fosse.
O recurso experimental permite examinar cada palavra em um texto e
aplicar uma cor baseada em três dimensões de análise: emocional, social
ou estilo de escrita. No tom emocional, o Watson analisa o texto em três
itens: ira (incômodo, hostilidade, agressão, mágoa, frustração e
raiva), alegria (prazer, otimismo, contentamente, inspiração felicidade)
ou negatividade (medo, nojo, desespero, culpa, rejeição e humilhação),
que variam de acordo com as palavras escolhidas.
Na esfera social, o sistema usa o conceito do “Big Five” da
psicologia para encaixar o texto em cinco categorias: neuroticismo,
extroversão, escrupulosidade, amabilidade e abertura para a experiência.
O critério final, o estilo de escrita, leva em consideração quão
analítico, confiante ou experimental é o texto. O primeiro leva em
consideração o raciocínio e atitude analítica, o segundo demonstra um
grau de certeza mostrado por um indivíduo, enquanto o terceiro demonstra
inibição.
O objetivo é não só analisar, mas também oferecer sugestões de como
mudar o tom do texto para demonstrar mais positividade. Ao clicar em uma
palavra, é possível obter sinônimos que melhorem a comunicação.
Fonte: Olhar Digital