Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APPLE ENFRENTA GUERRA DE 3.000 CLIENTES ENFURECIDOS

20/07/2015

Usuários

Pagamos por isso, diz o texto que acompanha a imagem de uma telade computador de grande resolução em que é possível apreciar uma imagemde folhas em grande detalhes.

Mas recebemos isso, diz a frase seguinte. Isso. E isso. As fotos mostram três laptops com manchas na tela.

São essas e dezenas de outras imagens que um grupo de mais de 3 milclientes da Apple estão usando para denunciar o que ocorreu com as telasRetina Display de seus MacBooks. Eles pedem que a empresa conserte osaparelhos de forma gratuita mesmo nos casos em que a garantiu játerminou.

Para isso, organizaram a campanha Staingate (destain, mancha em inglês) e criaram uma página na internet e no Facebookcom esse nome.

De acordo com o site do grupo (staingate.org),até 13 de julho 2.958 clientes insatisfeitos com a Apple haviam aderido àiniciativa. E a lista cresce a cada dia.

Todos eles virammanchas horríveis aparecerem em suas telas de alta densidade depixels, pelas quais pagaram até US$ 2.499 (cerca de R$ 7.900), no casodo modelo de 15 polegadas, segundo os preços atuais da empresa.

Phi Chong, um engenheiro de software, foi um dos afetados. Ele disse àBBC que teve que substituir duas vezes a tela de seu computador nosúltimos dois anos.
 
Da última vez que troquei a tela, o revestimento antirreflexo começou a descascar em menos de um mês, disse Chong.

E estou preocupado com a possibilidade de descascar de novo, agora que a minha AppleCare (a garantia) acabou.

Enquanto muitos clientes afirmaram, no Facebook, que lojas da Apple aoredor do mundo - incluindo Berlim, Hong Kong e Nova Zelândia -concordaram em consertar as telas de graça fora do período de garantia,outros disseram que, ao procurar a Apple, foram informados de que o danoao computador era cosmético, o que não normalmente não é coberto pelagarantia.

À BBC, a Apple não confirmou se há problemas com a tela e o que poderia estar causando danos.

Um porta-voz da Apple disse à BBC que clientes com problemas deveriam entrar em contato com a empresa.

Os modelos de 2013 são, aparentemente, os mais afetados, mas há discussões online sobre o problema desde 2009.

´Conserto gratuito´

De acordo com a página da campanha, muitos tiveram que pagar US$ 800 pelo conserto da tela.

Pedem, por isso, um programa de reparações gratuitas para todos osMacBooks com o mesmo problema, sem levar em conta se estão sob garantiaou não. Porque já pagamos muito dinheiro ganho com grande esforço parater um computador defeituoso. 
 
Por outro lado, e apesar dos quase 3 mil afetados que se uniram àcampanha, alguns especialistas dizem que não é um problema comum.

A.J. Forsythe, fundador e diretor executivo de iCracked, uma empresa doSillicon Valley especializada em consertos de telas, disse à BBC que oassunto não chamou atenção da empresa nos 11 países onde opera.

Geralmente vemos que as pessoas que compram um computador de US$ 2.000ou um iPad de US$ 1.000 cuidam muitos bem deles nos dois primeirosmeses, mas depois eles viram uma extensão de sua vida, disse.

Não é necessariamente culpa do usuário, mas é extremamente difícilfazer um produto que possa suportar milhões de usos no mundo real,afirmou.

Até o momento, o grupo por trás da campanha não obteve resposta nem do fabricante nem da Apple.  
 
Mas o escritório de advocacia americano Whitfield Bryson & Masonentrou em contato com o grupo para que eles analisem suas opções legais.

A Apple já enfrentou pressão de seus clientes em 2013, quando váriaspessoas que adquiriram MacBooks de 15 ou 17 polegadas no início de 2011reportaram problemas com os processadores gráficos dos computadores.

Depois de ignorar vários pedidos para solucionar o problema, a Appleteve de enfrentar uma ação coletiva antes de iniciar um programa deconsertos em fevereiro daquele ano.



Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar