O silêncio da Apple Inc. sobre a demanda por seu smartwatch está
dificultando a tarefa dos analistas de medir se o aparelho de vestir
está tendo sucesso. No entanto, mesmo as estimativas mais pessimistas
sugerem que ele pode se tornar um sucesso de vendas.
Estimativas
de vendas unitárias no trimestre que terminou em junho variam de apenas
3 milhões a até 5 milhões. Os pessimistas dizem que as remessas caíram
depois das primeiras semanas, enquanto outros dizem que o Apple Watch
está dando os passos iniciais para ganhar a aceitação generalizada dos
consumidores.
Os resultados do terceiro trimestre marcados para a
próxima semana não jogarão muita luz sobre os números reais. A empresa
disse que não vai divulgar vendas unitárias do relógio e em abril o
presidente Tim Cook disse apenas que estava feliz com a resposta e que a
demanda estava superando a oferta. Ainda assim, se as suposições dos
analistas estiverem próximas da marca, o relógio está indo, no mínimo,
tão bem quanto o iPhone e o iPad - os dois primeiros produtos do tipo da
empresa - depois de seus lançamentos em 2007 e 2010.
Pedidos on-line
A abordagem da empresa para esse novo produto, o primeiro em cinco
anos, foi diferente. A Apple não ofereceu o relógio para venda em lojas
no lançamento. Ao invés disso, a nova chefe de varejo, Angela Ahrendts,
orientou seus funcionários a direcionarem os clientes para o site da
empresa para fazerem pedidos customizados do Watch depois de
experimentarem suas características e estilos em uma loja. Experimentar
um Apple Watch, em muitos casos, necessitava de um agendamento.
Na falta de dados da Apple sobre a demanda por seu smartwatch, as
estimativas de algumas firmas de pesquisa ganharam mais importância. A
Slice Intelligence, uma empresa de pesquisa de mercado com sede em Palo
Alto, Califórnia, divulgou dados no Marketwatch.com no dia 8 de julho
estimando que as vendas do Watch haviam caído 90 por cento desde sua
semana de lançamento. As estimativas foram baseadas em recibos
eletrônicos e vendas on-line nos Estados Unidos, disse a Slice.