Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVO PLANETA PARECIDO COM JÚPITER É DESCOBERTO POR PESQUISADORES DA USP

16/07/2015

Ainda estamos recebendo as primeiras imagens da sonda New Horizons de Plutão e astrônomos da USP acabaram de descobrir um novo planeta — diferente do planeta anão, o planeta novo possui a mesma massa de Júpiter e orbita uma estrela semelhante ao nosso Sol.

Ainda sem nome, o novo planeta foi descoberto por pesquisadores da USP graças ao instrumento de estabilidade HARPS do telescópio de 3,6 m do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile. Jorge Melendez, pesquisador da universidade e coautor do projeto que encontrou o planeta, disse ao UOL estar entusiasmado com a descoberta. “Estamos muito entusiasmados por fazer parte desta investigação de vanguarda, tornada possível pelas infraestruturas observacionais disponibilizadas pelo ESO”, diz.

O novo planeta orbita a estrela HIP 11915 — cuja composição e idade são muito próximas as do Sol. Além de massa semelhante, o novo planeta também ocupa a mesma posição que Júpiter no nosso Sistema Solar, e estes são fatores que possibilitam a existência de um sistema planetário igual ao nosso, uma vez que o nosso planeta só se estabilizou e pode se desenvolver graças à grande influência gravitacional que Júpiter exerce sobre todos os planetas do nosso Sistema Solar.

Melendez afirma ao G1 que a busca por um novo Sistema Solar completo e igual ao nosso é “um dos esforços mais excitantes da astronomia”.

Megan Bedell, pesquisadora da Universidade de Chicago e autora principal do estudo, afirma que, graças à estabilidade de longo termo de aparelho que buscam por planetas, a novidade é “um sinal muito estimulante de que existem outros sistemas solares à espera de serem descobertos”, disse ao UOL.

A pesquisa continua e é necessário confirmar alguns dados sobre o novo planeta, mas, até então, o sistema planetário que orbita a estrela HIP 11915 é o candidato mais forte a abrigar um sistema planetário parecido com o nosso.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar