Um erro num roteador de computador que prendeu em solo centenas de
voos da United Airlines na quarta-feira foi apenas uma prévia do que
pode dar errado para companhias aéreas com cada vez mais operações
automatizadas, segundo especialistas.
Conforme as companhias
aéreas passam a usar etiquetas eletrônicas de bagagens e mais
passageiros trocam passagens de papel por passes de embarque armazenados
em smartphones, consultores da indústria dizem que o impacto de falhas
tecnológicas continuará crescendo.
Isso significa mais dinheiro
perdido para empresas aéreas e mais planos de viagem frustrados para
passageiros quando uma falha ocorrer.
"As companhias aéreas são
computadores que voam", afirmou o analista do setor Henry Harteveldt. "A
dependência maior de tecnologia tem permitido que elas se tornem
negócios mais eficientes e bem-sucedidos, e isso também cria uma
exposição".
A falha de quarta-feira na United, que impediu o
acesso da companhia aérea aos seus registros de reserva e assim bloqueou
o check-in e o embarque, levou a atrasos para dezenas de milhares de
passageiros.
Embora falhas do tipo pudessem ter acontecido há
mais de uma década, a automação recente e cortes de funcionários
ampliaram o impacto. A United precisou interromper voos na quarta-feira
em parte porque havia menos funcionários de aeroporto para ajudar
clientes quando os quiosques de check-in automatizado falharam.
Fonte: Uol