O Gmail usa uma inteligência artificial para
detectar spans que podem cair na sua caixa de entrada, movendo-os para a
lixeira, só que algumas mensagens importantes acabam sendo confundidas
com lixo eletrônico. Determinar quais mensagens são ou não spam é a
maior dificuldade num serviço de email.
Assim, o Google lançou uma ferramenta do Gmail chamada Postmaster,
que fornece dados que podem ajudar os remetentes a disgnosticar melhor o
porquê de certos emails estarem sendo classificados como spam. O que
pode ser spam para um usuário, às vezes é uma mensagem legítima para
outro. E-mails de bancos e lojas podem ser confundidos como mensagens de
publicidade.
Quando você marca uma mensagem como spam ou não spam, você ajuda o
filtro do Gmail a ´´aprender com seus erros´´ para que ele possa ser
mais preciso e confiável no futuro. Mas a nova inteligência artificial do Google ajuda
o filtro de spam a reconhecer as preferências de cada usuário.
Significa que ele pode marcar corretamente uma determinada mensagem como
spam para você, mas como legítima para outro. Um exemplo é um e-mail
newsletter semanal, que uma pessoa pode querer e outro não.

O filtro de spam do Gmail também ficou mais "esperto" para detectar
e-mails que vieram de outra fonte que não o remetente real. Spammers
normalmente usam endereços falsos para que eles não possam ser
detectados, mas um filtro de spam mais sofisticado pode identificar
esses outros endereços.