Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CADE INVESTIGA 14 EMPRESAS DE TI POR SUPOSTO CARTEL

11/07/2015


Login | Faça parte da Comunidade Olhar Digital
Olhar Digital
Fórum
Colunistas
Blog da Redação
Contato
Home»Olhar Digital Pro»Últimas notícias»Cade investiga 14 empresas de TI por suposto cartel

Cade investiga 14 empresas de TI por suposto cartel

Por Redação Olhar Digital - em 10/07/2015 às 17h55
Avaliação:
Avaliar:





  • IBM
  • Mercado
  • Oracle
  • Política

(Foto: Divulgação)

    Share7        

Conforme publicado hoje no Diário Oficial da União, 14 empresas de tecnologia da informação, incluindo Oracle e IBM, estão sendo investgadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por suposta formação de cartel em torno de licitações para contratações de serviços pelo Ministério da Educação (MEC).

O MEC começou a suspeitar da formação de cartel em 2005. Nesse ano, o Ministério abriu uma licitação para contratar serviços técnicos de informática de R$ 10 milhões que teve apenas duas empresas interessadas, "apesar de o mercado em questão ser altamente competitivo".

O Ministério então revogou a licitação e lançou outras duas, "cujos objetos era muito similares aos da Concorrência revogada", e que "apresentaram um número muito maior de participantes".

O processo investiga também a participação do Sindicato das Empresas de Serviço de Informática do Distrito Federal (Sindisei), bem como a de 35 pessoas físicas. As contravenções supostamente ocorreram entre 2000 e 2009. 

O Cade considera que há "indícios robustos" de que as empresas "teriam supostamente fixado preços e combinado previamente condições e vantagens em licitações públicas e privadas". Além disso, o Sindisei teria também ajudado e facilitado tais arranjos.

Algumas das empresas investigadas já assinaram Termos de Compromisso de Cessação de Prática junto ao Cade, o que significa que reconheceram sua participação na conduta. Elas têm ainda 30 dias para apresentar defesa.



Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar