Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESTE PODE SER UM PROTÓTIPO PERDIDO DO SUPER NINTENDO PLAYSTATION

06/07/2015

Suposto protótipo do Nintendo PlayStation

No começo dos anos 1990, Nintendo e Sony ensaiaram uma parceria para o lançamento de um leitor de CDs para o Super NES que acabou não dando certo. Desse projeto surgiu o interesse da Sony em atuar no mercado de consoles e, consequentemente, o PlayStation – que, em sua quarta geração, talvez seja a linha de consoles mais bem-sucedida da história.

Em meio às negociações com a Sony, a Nintendo acabou fechando outro acordo com a Philips para o desenvolvimento do leitor de CDs do SNES. Mas esse leitor nunca existiu mesmo: enquanto a Sony seguiu seu próprio caminho com o PlayStation, a Philips arriscou entrar no mercado com o seu CD-I, que teve um destino completamente diferente do console da Sony. Ele não só foi um fracasso completo como também chegou a ter jogos de franquias da Nintendo, como parte do acordo entre as empresas, e com qualidade no mínimo duvidosa.

Passados mais de 20 anos, um rapaz apareceu no Reddit com fotos do que ele alega ser um protótipo do Super Nintendo com seu leitor de CDs, que seria chamado PlayStation:

Suposto protótipo do Nintendo PlayStation Suposto protótipo do Nintendo PlayStation

A história é um pouco estranha, mas eis o que ele diz:

“Meu pai trabalhava em uma empresa, e aparentemente um dos caras que trabalhava com ele, acho que o nome dele era Olaf, trabalhou na Nintendo, e quando a empresa do meu pai faliu, meu pai encontrou ele [o console] em uma caixa de “lixo” que ele deveria jogar fora… Eu não tive a chance de ligar, não tenho o cabo de força no momento, mas parece ser um bem comum. Vou arranjar um e ver o que acontece.”

O rapaz se chama Dan Diebold, e seu pai, Terry Diebold, trabalhou na Advanta Corporation, empresa que tinha como CEO Olaf Olafsson, segundo o Polygon.

No começo dos anos 90, Olaf Olafsson era presidente da Sony Interactive Entertainment na época em que as empresas discutiam o lançamento do dispositivo, e foi quem anunciou em 1991 a parceria entre Sony e Nintendo durante a CES (para, no dia seguinte, a Nintendo anunciar o seu projeto com a Philips). E foi Olafsson que, após o fracasso do acordo com a Nintendo, seguiu pressionando internamente até a Sony criar seu próprio console.

Suposto protótipo do Nintendo PlayStation

Com grande parte da internet duvidando da história, o rapaz postou um vídeo mostrando o aparelho – mas ainda sem estar ligado.

Ele também falou com o Polygon e confirmou partes da história. O console acompanha um cartucho e um CD, mas Diebold não sabe o que tem neles, já que ainda não conseguiu ligar o console.

Ao que tudo indica, o protótipo é real. O dispositivo em questão tem bem a cara de eletrônico do começo dos anos 1990, e lembra o SNES também (o controle, por exemplo, é idêntico).

Suposto protótipo do Nintendo PlayStation

Se for verdade mesmo, essa é a melhor chance que já tivemos de ver de perto como poderia ter sido o console. 200 unidades dele foram produzidas, então em algum lugar do mundo elas devem estar. E, pelo jeito, uma dessas está no quarto de um usuário do Reddit.

[Kotaku UK – NintendoLife – Polygon]

Suposto protótipo do Nintendo PlayStation
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar