Transformar um cubo em um quebra-cabeça rotativo não é tão difícil
quanto parece. A ideia foi, inclusive, criada por Ernő Rubik: o Cubo de
Rubik (também conhecido como Cubo Mágico) foi inventado pelo arquiteto
em 1974 e sem o auxílio de computadores. Mas transferir a
ideia para outras formas físicas, como um complicado coelho em 3D, não é
simples: é preciso identificar a maneira perfeita de cortá-lo para que
cada pedaço possa deslizar suave e livremente. E agora, um software pode
fazer isso com qualquer modelagem 3D automaticamente.


Desenvolvido por Timothy Sun e Changxi Zheng na Universidade
Columbia, o software converte qualquer modelo 3D em um enigma de Rubik,
permitindo ao usuário especificar onde e como a modelagem será cortada, o
que define como as partes do modelo final irão girar dentro do eixo.
Funciona da seguinte forma: o usuário fornece uma modelagem 3D
pré-renderizada e determina os cortes iniciais. O algoritmo então
calcula os demais cortes, já calculando a possibilidade das peças
rodarem dentro do eixo determinado pelo modelo 3D. Para cada mudança
feita nos cortes ou na modelagem 3D, o software efetua ajustes na
posição de cada peça automaticamente, desta forma assegurando que as
peças se movam com suavidade e o mínimo de colisão — o programa faz até
mesmo mudanças no modelo 3D, para evitar que algumas partes ofereçam
problemas na rotação — como por exemplo, diminuir as orelhas do coelho.

Uma vez que o objeto é dividido em pedaços para formar o potencial
quebra-cabeça, o software converte cada peça em pedaços separados, cada
um com as próprias dobradiças e feixes, para que elas possam ser
fabricadas por uma impressora 3D.
O enigma de Rubik surgiu com o cubo, mas ele pode ser encontrado em
diversas formas geométricas, como octágonos e hexágonos. Mas com essa
tecnologia desenvolvida na Universidade Columbia, você mesmo pode
começar a desenvolver enigmas bem mais complexos que o Cubo de Rubik, e
em formas limitadas apenas pela imaginação (ou destreza em softwares de
modelagem 3D). Tudo o que você irá precisar é uma cópia do software e
acesso à uma impressora 3D — e um pouco de paciência, pois se o cubo já é
desafiador, imagine então um coelho 3D? [Columbia University]
Fonte: Gizmodo