Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O MOTIVO DOS SEUS OLHOS FICAREM VERMELHOS APÓS NADAR É MEIO NOJENTO

29/06/2015

Piscina


Se seus olhos ficarem vermelhos após um mergulho em uma piscina, saiba que não é o cloro o culpado por isso. É algo muito mais nojento! O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) quer que você saiba que esses olhos vermelhos e irritados são causados pelo xixi de alguma outra pessoa que entrou na mesma piscina.

“O cloro se liga com todas as coisas que ele tenta matar no seu corpo, e assim ele forma esses compostos químicos que irritam. É isso o que está fazendo seu olho coçar. É a ligação entre cloro, urina e suor”, explicou Michael J. Beach, do CDC, à Women’s Health.

Essa mistura se chama cloramina, e Beach diz que ela também é o motivo de pessoas tossirem quando estão próximas a piscinas, já que a substância também irrita o pulmão. Alguns tipos de cloraminas são usados em desinfetantes de água potável, mas as que são desenvolvidas após a passagem de alguém pela piscina é diferente.

Nadar em uma piscina, aliás, é uma atividade um tanto perigosa para a sua saúde. Isso porque doenças podem ser transmitidas pela água. Segundo Beach, um novo germe parasita foi encontrado e ele é imune ao cloro. Por isso, não basta simplesmente encher a água de cloro esperando que assim ela fique adequada para nadar. Se uma pessoa estiver com esse germe no corpo, é possível que ele fique na água. Assim, antes de nadar, a melhor coisa que você pode fazer é tomar um bom banho. E depois também, claro.

Deixando os possíveis riscos que a água suja pode oferecer a sua saúde, a prática da natação segue sendo uma atividade bastante recomendada e que, no geral, faz muito bem para nosso corpo fisicamente. E fica ainda melhor quando ninguém resolve fazer xixi dentro da água.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar