Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESTE DISPOSITIVO SE ESCONDE NO PÃO PARA ROUBAR DADOS DO SEU COMPUTADOR

29/06/2015

pita2

Existem diversas maneiras de se obter chaves de criptografia de computadores, como keyloggers, trojans, pendrives comprometidos – e agora, até uma fatia de pão.

Este dispositivo autônomo pode roubar dados de laptops a até 50 cm de distância, buscando por informações das ondas de rádio que escapam do processador, de acordo com a variação da energia que ele usa. E, como descrevem os designers do produto, ele é pequeno o suficiente pra ser escondido dentro de um pão sírio (ou pita).

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e do instituto de pesquisa Israel Technion, o dispositivo é feito de poucos componentes que, somados, custam menos de US$ 300. E enquanto ele usa técnicas já demonstradas no passado — pesquisadores já sabem há tempos que é possível obter informações pelos sinais emitidos por processadores — a equipe alega que esta é a menor e mais barata implementação da tecnologia.

O Portable Instrument for Trace Acquisition — ou PITA — é bastante simples: um laço de arame serve como antena, enquanto um chip Rikomagic e o software de rádio Funcube constituem o cérebro do dispositivo. Ele pode armazenar as informações em um cartão SD ou transmiti-las por Wi-Fi para um computador próximo. A equipe conseguiu finalizar o dispositivo com um tamanho pequeno ao detectar sinais de um computador próximo de forma intermitente, em vez de constantemente, o que prolonga a vida útil da bateria.
 
lnvlwwdpgfmwut8bxqtz
 

Eran Tomer, professor de ciências da computação na Universidade de Tel Aviv, explica que o dispositivo é muito simples de montar, com componentes que podem ser encontrados com facilidade na internet, ou na sua cozinha. “O resultado é que um computador que guarda segredos pode ser invadido com componentes baratos e pequenos sem que o usuário saiba que está sendo monitorado”, diz.

O nome do dispositivo, que é igual ao do pão pita, surgiu no último minuto: na noite antes da entrega do produto, os pesquisadores encontraram um pedaço de pão sírio no laboratório e descobriram que todos as peças do dispositivo cabiam dentro dele.

Até então, a equipe mostrou que o dispositivo pode extrair chaves criptografadas armazenadas em GnuPG — uma versão do sistema de criptografia PGP — mas deve, em teoria, funcionar também em outros sistemas. E enquanto posicionar um dispositivo de 50 cm próximo a um laptop pode parecer difícil e muito exposto, o PITA é pequeno o suficiente para ser escondido dentro de outros objetos.

A equipe trabalha agora em uma atualização da tecnologia que permitirá vasculhar computadores de uma distância muito maior. Então, talvez seja a hora de começar a suspeitar de falafels ou outros objetos estranhos deixados próximos aos nossos computadores.

 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar