Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SAMSUNG DESATIVA O WINDOWS UPDATE EM FAVOR DO PRÓPRIO SOFTWARE

25/06/2015

Os updates do Windows são tão chatos quanto importantes: eles tem o irritante hábito de desligar o seu computador quando você mais precisa usá-lo, mas ao fazer isso, corrigem falhas de segurança perigosas, e com uma alarmante regularidade. Então, se um fabricante decidisse desativar o Windows Update em favor dos próprios softwares, isso seria incrivelmente danoso. E é exatamente isso que a Samsung faz.

Todo laptop da Samsung vem acompanhado de um pequeno utilitário chamado ‘SW Updater’, que serve para atualizar drivers, firmwares e todo bloatware com o qual (infelizmente) sai de fábrica. É algo bem comum para um laptop Windows. A Samsung descreve o programa da seguinte maneira:

Encontre formas fáceis de instalar e manter a última atualização de software, proteger seu computador e salvar suas músicas, filmes, fotos e arquivos. Além disso, aprenda a compartilhar músicas, vídeos e fotos entre os seus computadores e dispositivos, como o seu celular e a sua TV. A melhor maneira de se manter atualizado com os mais novos lançamentos, atualizações de software e outras informações sobre o seu notebook Samsung.

Mas, como notou um pesquisador, o SW Update possui uma função estranha, um programa chamado ‘Disable_Windowsupdate.exe’, que — surpresa! — desabilita o Windows Update, impedindo que ele busque e instale novas atualizações no computador. E caso você tenha notado a ação do programa, e reative o Windows Update, o SW Update vai desativá-lo novamente toda vez que você reiniciar o computador.

Não se sabe ao certo por que o SW Update faz isso; provavelmente porque Windows Update e SW Update devem entrar em conflito quando ambos estão em funcionamento, ou porque alguma atualização do Windows pode inutilizar algo no software da Samsung. Então, a melhor maneira de solucionar estes problemas seria desativando o Windows Update por completo — sem atualizações, sem problemas! (Isso é pura especulação, mas é o tipo de solução que eu buscaria caso a criação desse tipo de bloatware fosse de minha responsabilidade).

Qualquer que seja o motivo, desabilitar o Windows Update cria todo tipo de problema de segurança, porque ele corrige a grande maioria das falhas regularmente. Há duas semanas, por exemplo, uma atualização solucionou 20 (!!!) problemas críticos com o Internet Explorer que permitiriam a hackers executar códigos remotamente. Problemas semelhantes foram corrigidos em fevereiro e abril deste ano. É claro, em um mundo ideal, o Windows seria livre de qualquer vulnerabilidade desde sempre; mas como não vivemos em uma utopia, atualizar o seu computador é a forma mais efetiva de protegê-lo.

O problema com os laptops da Samsung surge meses depois do caso do malware Superfish, presente nos computadores Lenovo — o programa que vinha instalado de fábrica colocava anúncios nos navegadores, além de espionar conexões seguras do computador. É mais um exemplo do motivo pelo qual precisamos acabar com bloatwares de uma vez por todas. É claro, o SW Update não é necessariamente um bloatware — em teoria, ele existe para baixar atualizações potencialmente úteis ao laptop, como adicionar novas funções ao trackpad. Mas agora, mexer com funções ligadas a segurança do computador? Isso expõe como os fabricantes querem cada vez mais encher nossos dispositivos com programas inúteis e perigosos em tudo o que compramos deles.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar