Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CÂMARA DISCUTE IMPLANTAÇÃO DE PADRÃO PARA CARREGADORES DE CELULAR

17/06/2015


Não gosta do fato de a Apple, ao contrário de todas as outras fabricantes, usar o conector Lightning em vez do padrão micro-USB? Isso pode mudar: A câmara dos deputados discute a proposta de padronizar as interfaces para os carregadores de celular.

Em audiência pública desta terça-feira foi discutido o projeto de lei 32/1015, proposto pelo deputado Sergio Vidigal do PDT-ES. A ideia é que todos os aparelhos produzidos e comercializados por aqui adotassem o mesmo padrão para carregadores, a ser definido pela Anatel depois da aprovação da lei.

“A atividade de carregar um celular, entretanto, tem sido dificultada pelos fabricantes, uma vez que não existe padronização das interfaces dos carregadores. Não se pode conceber, no atual estágio do desenvolvimento tecnológico, que existam barreiras desta natureza, que acabam por tornar os usuários reféns de uma determinada marca ou modelo de celular”, diz o projeto.

A meta, portanto, é facilitar a recarga de aparelhos, como já está em vigor na Europa. Por lá, a Apple precisou se adequar à legislação e oferecer também um adaptador que possibilite usar um cabo micro-USB comum para carregar o iPhone.

Os argumentos para a aprovação da lei na Europa foram similares às do Brasil. Pesou também o fato de que novos celulares não precisariam ser vendidos necessariamente com novos carregadores, reduzindo o custo dos aparelhos. Também há o argumento ambientalista, de utilizar menos matéria prima para produzir os carregadores, estimulando as pessoas a reaproveitarem o que elas já tem em suas gavetas.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar