O Facebook revelou recentemente as campanhas vencedoras do Facebook
Awards, uma premiação que contempla os trabalhos mais criativos da rede
social. Milhares de campanhas de 80 países participaram das premiações.
Uma
das campanhas premiadas foi o "desafio do balde de gelo", criado pela
ALS Association para conscientizar a população sobre a Esclerose Lateral
Amiotrófica (ALS na sigla em inglês). A campanha gerou mais de 17
milhões de vídeos de 159 países, que juntos arrecadaram mais de 70
bilhões de visualizações e mais de US$ 220 milhões para a associação.
Diariamente, a ALS Association arrecadou mais que seu orçamento anual
total.
Entre as demais vencedoras estavam a campanha
"#LikeAGirl", que incentivava usuários a se orgulharem de fazer as
coisas "como uma menina" a fim de mudar a conotação geralmente negativa
atribuída à expressão. Criada para a marca Always, da Procter &
Gamble, a campanha gerou 1100 menções na mídia mundial, e aumentou em
195% o número de seguidores do Twitter da marca.
A campanha "Love
Has no Labels" também foi premiada. Ela girava em torno de um vídeo que
mostrava casais se beijando atrás de uma tela de raio-x (de forma que
apenas seus esqueletos fossem visíveis). Quando os casais saíam de
detrás da tela, revelava-se que se tratavam de dois homens, ou duas
mulheres, ajudando a combater o preconceito. O vídeo teve mais de 40
milhões de visualizações em 2 dias, e chegou a ser retuitado por
Michelle Obama.
Além destas, o Facebook premiou também outras campanhas de marcas ou
produtos que tiveram bons resultados (como a da Budweiser, chamada "Buds
for Buds", que permitia usar o Facebook para comprar cerveja para seus
amigos), e de ONGs que buscavam dar visibilidade a certas causas,
problemas sociais e deficiências (como o "Primeiro Post em Braille",
criado pela Unión Nacional de Ciegos de Peru, para divulgar seu trabalho
com deficientes visuais).
É possível ver a lista como todas as campanhas premiadas (tanto em 2015 quanto em outros anos) aqui.
Fonte: Olhar Digital