Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISADORES DESENVOLVEM WI-FI QUE TAMBÉM CARREGA BATERIA

10/06/2015

Pesquisadores da Universidade de Washington têm testado com sucesso um método de carregamento sem fio, por Wi-Fi. O sistema apresentado é capaz de recarregar baterias em um raio de 8,5 metros de distância 

O relatório da pesquisa mostrou que, devido a variedade de dispositivos equipados com Wi-Fi, seria possível também transformá-los em energia. A equipe testou o carregamento por Wi-Fi em uma câmera, que foi modificada para extrair energia sem fio.

A tecnologia prevê uma modificação nos roteadores comuns que permite emitir um sinal constante de radiofrequência que é transformada em energia por um adaptador conectado ao gadget que precisa ser recarregado.

Energia via Wi-Fi não é algo mirabolante, no entanto. Segundo regulação do governo americano, o Wi-Fi tradicional já transmite cerca de 1W junto com os dados, enquanto um carregador padrão de iPhone ou aparelhos Android tem uma potência de 5W. A tecnologia coloca apenas esta potência para carregar seus dispositivos.

Segundo os desenvolvedores, a técnica poderia ser usada para os dispositivos da chamada “internet das coisas”. Para obter o resultado esperado, os pesquisadores tiveram que alterar o modo que se dá os sinais e frequência do Wi-Fi, para que ele fosse capaz de transmitir energia para dispositivos.

A publicação diz que a habilidade de entregar energia sem fio para uma variedade de dispositivos autônomos e sensores é muito significativa. Uma vez que isso poderia trazer a internet das coisas à vida.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar