Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK DESISTE DE LANÇAR SATÉLITE PARA FORNECER CONEXÃO À INTERNET

09/06/2015

Foto: AFP
 
O projeto do Facebook de construir e lançar um satélite para fornecer internet regiões pobres do planeta não decolou. De acordo com o site “The Information”, a rede social decidiu abandonar o projeto por conta do custo envolvido: cerca de US$ 1 bilhão.

Satélites, juntamente com balões e drones, eram opções da empresa para tentar garantir acesso à internet de populações carentes em diferentes regiões do globo. A ideia já havia sido discutida abertamente por Mark Zuckerberg no ano passado. Segundo o Information, se no futuro a empresa decidir apostar em satélites novamente, é provável que ela alugue o equipamento de terceiros. A rede também deverá apostar em parcerias com projetos de acesso já existentes.

O uso de equipamentos de alta altitude, como satélites, é apenas uma das iniciativas do Facebook para custear o acesso global à internet. Outra delas, o Internet.org, foi criticado após ser lançado no Brasil. Ele supostamente violaria direitos assegurados pelo Marco Civil como a privacidade, a liberdade de expressão e a neutralidade da rede.

No começo deste ano, o Google investiu na SpaceX, empresa privada de exploração espacial, quantia similar à economizada pelo Facebook. O objetivo também era a construção de satélites para o fornecimento de internet à regiões isoladas do planeta.
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar