Um técnico egípcio foi alçado à fama após seu perfil em uma rede social aparecer em primeiro lugar nas buscas feitas no Google nos computadores do país quando o usuário buscava pela palavra... Google.
Esse curioso fato foi notado por um profissional de marketing, Eyad Nour, que escreveu sobre o assunto na rede de sites Medium.
O texto destaca que o perfil de Saber El-Toony no Google+, que traz informações e contatos de sua loja de consertos de eletrônicos, ficava à frente até mesmo do próprio link do Google nos resultados, apesar de o nome de seu negócio não incluir a palavra-chave.
O perfil tinha até então 3,5 milhões de visualizações - com a fama recém-adquirida, esse número agora já passa de 5,7 milhões.
Saber El-Toony passou a receber ligações de especialistas em otimização de ferramentas de buscas (SEO, na sigla em inglês), que estudam os critérios usados para ordenar os resultados de uma busca, para saber como o técnico havia conseguido desbancar o Google dessa forma.
Mas El-Toony disse não entender nada de SEO nem ter tomado qualquer medida para que seu perfil aparecesse no topo da lista - fato que ele desconhecia completamente quando o autor do artigo do Medium entrou em contato com o técnico.
"Então, as pessoas estão achando que sou a ´empresa-mãe´ do Google? Isso é ótimo", ele disse a Nour.
O SEO tem se tornado um grande negócio nos últimos anos, à medida que empresas pequenas, médias ou grandes tentam melhorar seu posicionamento nas listas de resultados de buscas.
"Do ponto de vista de El-Toony, foi um feliz acidente. Para o Google, foi um erro, que a empresa vai fazer de tudo para garantir que não ocorra de novo, porque a relevância dos links mostrados na lista de resultado é um motivo de orgulho para ela."